Conjunção Júpiter-Urano olha para o futuro

Começa hoje uma maratona de vários posts para explicar como e porque a conjunção entre Júpiter e Urano em Touro, que fica exata sábado, é o posicionamento astrológico mais importante do ano, menos de duas semanas após um mega eclipse total solar. Os dois acontecimentos são paralelos em importância, mas esta conjunção pode ser ainda maior – e, o que é melhor, mais otimista. Vamos navegar por estes mistérios em textões recheados de informação?

A realidade virtual já está inserida em nosso cotidiano (Lucrezia Carnelos/Unsplash)

Como sempre, vamos começar com os avisos mais gerais. O primeiro é que não falarei de outro assunto nos próximos posts, de tão risco que ele é. Então, se isso não interessa, é melhor só voltar semana que vem. Mas já aviso que a conjunção está envolvida em assuntos que vão desde bitcoins e ida ao homem à Lua a despertar da kundalini e agricultura biodinâmica, passando pela armadura do Homem de Ferro e desenvolvimento da física quântica. Afinal, falar de inteligência artificial e robôs seria muito previsível, não é mesmo?

O segundo aviso são os dados crus. Júpiter e Urano se unem no dia 20 às 22h02 (horário de Brasília), e a conjunção ficará exata a 21 graus e 49 minutos de Touro. Este é um ciclo razoavelmente regular que se repete a cada 13 a 14 anos, mas será mais importante este ano. Temos várias razões para isso. Em primeiro lugar, Plutão, como sabemos, mudou-se para Aquário e Plutão intensifica a energia, o simbolismo de qualquer signo por onde anda. Aquário é regido por Urano, então Plutão está intensificando a energia de Urano, o rebelde e inovador, e de Júpiter, o planeta da expansão. Isso faz a energia ainda mais intensa e expandida.

Por isso acho fundamental logo de cara pegarmos nosso mapa natal e localizar onde está 21º49’ de Touro, para entender em que área da vida a conjunção Júpiter–Urano estará atuando em nossa vida pessoal. No caso de dúvidas, consultemos o guia das casas astrológicas. Afinal, estamos num período extremamente poderoso e energizado astrologicamente. Recapitulando para quem perdeu algum post, estamos vindo num crescendo desde 25 de março com o eclipse lunar em Libra, e duas semanas depois entramos no importante eclipse solar em Áries, com Mercúrio retrógrado fazendo parte do eclipse. Dois dias depois, tivemos o alinhamento entre Marte e Saturno em Peixes. Então há toda uma configuração energética para o momento da conjunção Júpiter-Urano, que certamente vai se estender para muito além do dia da conjunção. Afinal, Urano sendo Urano, essa conjunção pode criar algum tipo de gatilho ou de faísca (Urano rege eletricidade) para tudo que virá depois.

Reforço que quem tiver algum planeta em torno de 21º49 ‘de Touro, sentirá mais os impactos desta conjunção, que afetará todos nós. Quem nasceu entre o dia 5 ou 18 de maio, mais especificamente por volta do dia 10 ou 11 de maio, terá o Sol diretamente atingido pela continuação. O melhor é obter um mapa natal gratuito para descobrir exatamente o grau exato do Sol natal. Uma variação de 3 graus para mais ou para menos é um bom intervalo para trabalhar. Mas esses não serão os únicos. Eu diria que todas as pessoas que tenham planetas ou ângulos entre 18 e 24 graus dos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário), serão os mais afetados, porque farão os chamados aspectos difíceis (conjunção, oposição e quadratura). Idem para quem tem esses planetas entre os graus 18 e 24 dos outros dois signos de terra, Virgem e Capricórnio.

E o que isso quer dizer?

Essa é uma conjunção bastante emocionante, para dizer o mínimo. Geralmente é vista como muito positiva, é uma espécie de grande salto que nos abre os horizontes e nos leva a território totalmente novo. É uma conjunção excelente para todo mundo que quer quebrar um ciclo, andar por mares nunca dantes navegados. São visionários. Um exemplo é Steve Jobs, o visionário da Apple e todas suas invenções, que tinha em seu mapa natal uma conjunção Júpiter-Urano. O pai da internet, Tim Berners-Lee, também teve esta conjunção no mapa natal. O primeiro iPhone foi lançado em 2007, com uma quadratura entre Júpiter e Urano. E em fevereiro deste ano, assim que a conjunção começou a ficar próxima, a empresa Meta (Facebook, Instagram, etc) apresentou seus óculos de realidade virtual Meta Quest 3 e Meta Quest Pro, já disponíveis no mercado. Essas inovações sempre coincidem com essas conjunções Júpiter-Urano. Por que isso?

Júpiter e Urano, na verdade, não são tão diferentes assim. Eles estão confortáveis entre si, porque compartilham muitas semelhanças. Ambos têm muito a ver com o futuro, e partem de uma visão progressista da realidade, pois têm tudo a ver com liberdade e revolução. Não gostam de limites e não querem ser cerceados. São muito diferentes de Saturno, que é o planeta dos limites, das fronteiras, paredes, divisões, separações e coisas assim. Então eles são muito diferentes de Saturno.

Júpiter tem a ver com consciência superior, sabedoria e viagens de longa distância (Mercúrio tende a estar a uma curta distância, perto de casa). Júpiter é uma viagem de longa distância, ao exterior, por exemplo. Por extensão, Júpiter também está confortável até mesmo com viagens espaciais. Ele é o aventureiro, o viajante, o explorador, o oportunista, muito espontâneo. Quem tem um Júpiter e ou Urano forte quer pôr o pé na estrada, sempre em busca de encontrar um novo terreno, uma terra inexplorada. Esta é uma energia muito inquieta. Urano é bastante elétrico, então Júpiter vai expandir esse aspecto de Urano,

Urano é muito conectado ao protótipo do desajustado, do independente, da pessoa nas margens da sociedade. É aquela pessoa que não se encaixa nas regras da sociedade, que pensa fora da caixa. Normalmente está conectado ao galáctico e é aquele que está conectado ao mundo da lua, quase literalmente. No mito, Urano é o deus do Céu (em maiúsculo) e está relacionado a tudo que tem ligação com o céu, seja literal ou simbólico, da aviação a seres de outro planeta, passando pela evolução da consciência, pelo Paraíso e seres superiores. Esotéricos juram que a Era de Aquário devolverá a nós, terrestres, o status de seres galácticos, com o despertar da consciência.

Nem todo mundo concorda que somos filhos e poeira das estrelas, como dizia Carl Sagan, mas a verdade é que Urano é ligado a qualquer pessoa que se sinta diferente e deslocada. Por outro lado, embora tenha se sentido rejeitada e excluída, essa pessoa tem mais chance de trabalhar sua confiança e reafirmar sua singularidade, sua essência única. Tenho quase certeza que esses tipos é que vão impulsionar as novas ideias da sociedade, uma sociedade mais justa e igualitária (Aquário e Urano), com uma consciência superior (Júpiter).

Juventude eterna, economia descentralizada e retorno ao silêncio

Como tem conceitos opostos a Saturno (o ancião), Urano é muito ligado à juventude. Se colocarmos esta característica no contexto da conjunção que ocorre em Touro, envolvendo Júpiter, é provável que isso realmente vá impulsionar toda essa área de tecnologias de cura, de antienvelhecimento, de longevidade, novas modalidades de dieta e todos os tipos de coisas que podem realmente nos ajuda a viver muito mais e a ser muito mais saudáveis. Outra possibilidade muito doida é a de reversão de idade, reforçada por um planeta anão, um KBO (Objeto de Cinturão de Kuiper) chamado Haumea, sobre a qual falei muito. Esta deusa havaiana da fertilidade também tinha o poder de regeneração e podia se apresentar como uma idosa sábia ou uma jovem donzela. Júpiter certamente expandirá as possibilidades de Urano, ligado à área de tecnologia e ciência, trabalhar essa nova área de saúde e bem-estar.

Nem preciso reforçar que Urano está ligado a uma inovação em muitos aspectos e, claro, Touro tem tudo a ver com agricultura, alimentos, produção de alimentos, agricultura, e também a desenvolvimento financeiro digital descentralizado. Com a saída da energia de Capricórnio, totalmente centralizadora, agora vamos na direção da energia de Aquário e Urano, que é descentralizar e verticalizar até mesmo o mundo das finanças. Então é uma energia que pode nos levar às micromoedas, às comunidades, às colaborações, à base, ao local com alcance global. É a vida de uma maneira muito diferente e isso realmente vai mudar a estrutura socioeconômica à medida que avançamos, na verdade, nos próximos 20 anos com Plutão em Aquário.

Por isso a conjunção Júpiter-Urano em Touro é um dos pontos de ignição para isso. Ela atuará como um salto quântico e descontinuado em nossa consciência, pois é esta a natureza uraniana: não é linear, mas em saltos e explosões. Para tentarmos lidar com tanta instabilidade, uma dica que eu dou é intensificar nossas práticas espirituais neste momento, sejam quais forem. Mindfulness, meditação, tai chi – é hora de compensar a eletricidade e caos de Urano com silêncio, calma, com os pés descalços na grama e coisas assim. Urano pode trazer muito tipo de energia dispersa de alta vibração, então podemos descomprimir essa alta energia com pés descalços na grama e coisas taurinas simples assim.

Podemos ter progresso para lidar com mudanças climáticas

Outro significado de Touro é ligado à ecologia, natureza, jardins, coisas assim. Urano não é um planeta estável. Na verdade, dá para dizer que é imprevisível, e temos a faceta de vulcões, terremotos e geomagnetismo instável para provar. Afinal, em Touro, Urano está conectado à Terra. E Gaia. Então talvez possamos esperar algum desenvolvimento tecnológico inovador que revolucione nossa relação com a Natureza. Para muita gente, é a volta às nossas raízes, mas eu gostaria de ser mais específica em esperar algum progresso nas atuais tentativas de se abordar com mais eficiência os efeitos das mudanças climáticas, ou as emissões de carbono ou tudo que está afetando a Natureza ou a qualidade de nossa relação com a Natureza.

Já mencionei que Urano é o planeta vinculado a terremotos, em particular por estar em Touro, que é terra. Por isso podemos ver uma expansão e um aumento na atividade sísmica, como os terremotos quase seguidos em Taiwan e na Costa Leste dos EUA no início do mês. Podemos ter desde esses chacoalhões objetivos como terremotos e vulcões, a também temas inteiramente subjetivos, como o despertar da energia kundalini, como se diz em ioga. Do mesmo jeito que esta conjunção pode despertar o lado espiritual das pessoas também pode se manifestar com o estilhaçamento (essa é uma boa palavra) do sistema de crenças. Urano é ótimo em destruir o velho para fazer nascer o novo e ele pode fazer o mesmo com nosso sistema de crenças. Aliás, seria bem literal em termos da conjunção entre Urano (destruição, choque e pavor) e Júpiter (crenças, sistemas de crenças). Muito provavelmente, essa destruição de crenças pode ser parte do processo de despertar da kundalini.

Outra leitura muito literal desta conjunção Júpiter-Urano é um grande movimento de liberdades civis e individuais. É o que temos visto em muitas partes do mundo, desde protestos contra guerras na Europa e nos Estados Unidos, mas também protestos de agricultores contra as regras vigentes em diversos países da Europa. Sou obrigada a ressaltar que os protestos de agricultores têm tudo a ver com Touro, signo da produção agrícola e da produção de alimentos. São protestos contra os regulamentos em torno da produção de alimentos. É liberdade que chama?

Não pode haver simbolismo mais claro, e podemos relacionar a um movimento todo por maior liberdade, como tem sido uma constante em todas as conjunções Júpiter-Urano historicamente. Aliás, teremos um post só sobre a história desta conjunção. Agora mesmo, nos Estados Unidos, tem havido um movimento por maior liberdade de escolha em nossos corpos: seja a favor de aborto (mulheres tomando decisões sobre seus corpos), seja contra a vacina (pessoas que não querem ser obrigadas a tomar imunizante). Obviamente podemos ver outros temas por mais liberdade.

Mas é importante termos consciência de que este movimento todo faz parte desta mudança gradual de poder das instituições (Capricórnio) para as pessoas (Aquário) E esta conjunção Júpiter Urano vai reforçar a mudança de poder para as pessoas que vimos nos ciclos históricos com a mudança de Plutão para Aquário.

Esta jornada mal começou. Amanhã vamos dar uma revisada em alguns fatos históricos que marcaram conjunções passadas?

Vai ser divertido!

11 thoughts on “Conjunção Júpiter-Urano olha para o futuro

  1. Bom dia! Primeiramente, gostaria de parabenizá-la e agradecê-la pelo belo trabalho que realiza aqui. Amo ler suas inspirações e aprendo muito contigo. Tenho uma dúvida: meu ascendente é Touro, e tenho Marte a 21 graus de Escorpião na casa 7, além de Vênus em Aquário na casa 9. Gostaria de saber o que Júpiter e Urano podem trazer para mim? Confesso que nos últimos dois anos tenho enfrentado desafios em relação ao meu relacionamento, e a cada dia sinto um impulso cada vez mais forte de que preciso me libertar, romper e ter liberdade. Busquei na memória o que aconteceu na última vez que Urano e Júpiter estiveram em conjunção, e infelizmente não me lembro de nada marcante. A última conjunção ocorreu na minha casa 11, em Peixes, se não me engano. Você pode me ajudar a esclarecer como essa conjunção vai me afetar?

    com carinho,

    Gostar

    1. Bom dia, Glaucieli. Obrigada pelo carinho e pela leitura. Vamos às suas dúvidas. Em primeiro lugar, ressalto que não conheço seu mapa, por isso aqui posso dar apenas palpites educados pelas informações que você me forneceu. Não sei se a conjunção cai na sua casa 12 ou casa 1 (mais provável), mas ela certamente está oposta à sua casa 7, com grande exatidão. Esse desejo de se libertar de padrões antigos e de romper com o velho deve ter vindo crescendo e deve estar bem mais forte agora, não é mesmo? Meu palpite é que Júpiter-Urano podem trazer muitas mudanças para sua vida pessoal (até sua aparência, talvez), mais especialmente sua vida amorosa, que pode se transformar repentinamente. Claro que você provavelmente vê essas transformações a cada novo amor ou nova parceria que realiza, mas dessa vez será rápido e inesperado. Não descarto algum dinheiro de outras pessoas (até do parceiro) e de heranças – tudo inesperado, parecendo vir do nada. Tomara que essa sua Vênus aguce o desejo de estudar/viajar para fora, porque será muito bom para você: vai abrir ainda mais sua cabeça – além de poder proporcionar um romance passageiro bem legal. 2024 e também 2025 devem ser anos bem movimentados para você, e a expansão será com certeza muito benéfica. Espero ter esclarecido. Beijinhos.

      Gostar

      1. Obrigada, querida, por ser tão gentil e responder à minha pergunta. Você me ajudou muito. Gostaria de saber se você faz mapas?

        Gostar

  2. Eu me prometi não comentar mais neste blogue,mas eis que recebo dele um e-mail com uma “conjunção entre Júpiter e Urano em Touro”, no mesmo dia em.que recebo a notícia de um querido amigo TAURINO que está de uma.hora para outra indo fazer um doutorado fora do país…

    Receio que não possa ser coincidência!

    …E bom, não pude ignorar associar tal fato com a conjunção entre Júpiter e Urano em Touro!

    Imagino que outros taurinos estão tendo grandes expansões e mudanças significativas e repentinas em suas vidas…

    Liked by 1 person

    1. Não existem coincidências na vida. Jung chamava de sincronicidades.

      Repito o que disse nos posts: signos fixos continuarão sendo ativados por algum tempo, já que Urano continua em Touro e Plutão acabou de entrar em Aquário. Taurinos e aquarianos estão sendo ativados para grandes mudanças, mas escorpianos e leoninos também podem sentir efeitos secundários. Outros elementos e modalidades também serão atingidos, por outros fatores, por outros ciclos, por outros aspectos. O céu não para, e estamos sempre mudando.

      O Universo odeia o vácuo. Mas odeia mais ainda a estagnação. Quem não mudar, será mudado…

      Gostar

  3. “Urano está conectado à Terra. E Gaia. Então talvez possamos esperar algum desenvolvimento tecnológico inovador que revolucione nossa relação com a Natureza. “

    Pararem de cortar árvores desenfreadamente, seja nas florestas ou as poucas que ainda restam nos grandes centros urbanos, jah seria uma revolução imensa, ao meu ver!

    Liked by 1 person

Deixe um comentário