Tensão na nossa vida amorosa

Ainda estamos sob uma influência meio perigosa no horizonte amoroso. Oh noes, diriam os modernosos das redes sociais. Mas é verdade: o planeta de nossos amores, Vênus, está tocando o terror em quem? Justamente no planeta que tem uns sete PhDs em terror: Plutão. E agora?

sadcoupleBW-pxhere
Questões de controle e e poder dentro do relacionamento serão cruciais nos próximos dias (Foto: PxHere)

O momento parece ter sido especial, porque Plutão está retrógrado, movimento que Vênus fará em breve, mas não vamos nos deter nisso por enquanto. Como diz uma grande amiga, o que importa é o que interessa. É melhor focarmos na nossa vida amorosa, porque ela pode ser muito impactada sob esta influência.

Quem está num relacionamento pode sentir problemas de controle dentro da relação. Tensão pode vir à tona na forma de ciúme ou de algum tipo de comportamento manipulador. A psicologia nos ensina que na raiz da manipulação sempre tem sentimentos como medo, insegurança, rejeição. Em se tratando de Vênus-Plutão, muito provavelmente devemos prestar atenção quando percebemos (ou apenas fantasiamos) não estarmos sendo amados ou valorizados pelo parceiro, ou quando estamos dando esta impressão a nosso par. A propósito: a fantasia vem de Plutão, Senhor do Inconsciente.

Mesmo relacionamentos mais saudáveis ou estáveis do ponto de vista de controle podem sofrer algum tipo de estresse, mas aí a chance de rompimento ou de drama é menor. Controle e poder são dois traços característicos de Plutão, que os gregos chamavam Hades. Em seus domínios nós, mortais, passávamos a eternidade após a morte, e ele era um cara dominador. Perséfone que o diga. Por isso, podemos apresentar (ou sofrer) traços plutonianos como ameaças, ultimatos, chantagem emocional ou chantagem pura mesmo. Esses gregos adoravam um drama, e nós também podemos exagerar a dose.

Ainda para quem está num relacionamento comprometido, vai um aviso crítico. Se sua relação tem qualquer traço de abuso, existe a possibilidade de que ela termine, porque o parceiro abusado vai chegar ao limite. Mas não deve ser um final feliz, muito menos tranquilo. É melhor quem se sentir abusado buscar apoio em pessoas longe do relacionamento, porque a coisa pode ficar muito feia e chegar a extremos, até à violência. Houve um tempo em que isso se chamava crime passional.

Comprometimento até a medula e uma boa notícia dos astros

Mas não precisa chegar a isso. Com maturidade, os dois parceiros podem chegar à conclusão de que o relacionamento precisa mudar radicalmente. Usei a palavra maturidade porque esse tipo de mudança não pode ser só da boca para fora. Se os dois se comprometerem a isso, vão ter que cumprir, ou o relacionamento vai chegar ao fim. Precisa haver um compromisso sério. Plutão não negocia, gente. Ou muda tudo, ou tudo muda.

Este tipo de encrenca no relacionamento não é briguinha do tipo “casa-separa-casa-separa”, com lágrimas, promessas e depois sexo de reconciliação para mais adiante começar tudo de novo. Estou enfatizando e exagerando porque, repito, Plutão não negocia. É preciso haver transformação. Este é o planeta da morte e renascimento, então é bom os parceiros reinventarem o casamento (ou namoro), ou ele acaba mesmo. Quem não estiver disposto a investir muito certamente não vai aguentar o tipo de esforço requerido. É comprometimento até a medula.

A propósito: não estou falando aqui de pessoas simplesmente mudarem. Ninguém muda da noite para o dia. Isso não existe. É pura ilusão de pessoas sem maturidade. Mas pessoas conscientes entendem que a mudança não é fácil, que requer esforço e tempo. Por isso insisti na palavra comprometimento.

A boa notícia é que temos muitos astros favorecendo este comprometimento, se quisermos mudar. Lembram-se da Lua Cheia em Peixes, no dia 26? Pois ela ainda está ativa, e com ela o Grande Trígono de terra. Vou relembrar quem já esqueceu. O planeta do sacrifício e do esforço responsável e maturo, Saturno, está num ângulo maravilhoso com o Sol de nossa vida e com Urano, o planeta das revoluções. Gente, se tem um planeta capaz de nos ajudar a nos reinventarmos, é Urano, não tenham dúvidas. Estes planetas estão em signos de terra (Touro, Virgem e Capricórnio), o que ajuda a concretizarmos o que queremos.

Por isso eu amo a Astrologia. Ela não só ensina a pescar, mas também dá o peixe! Depende de nós aproveitarmos estas lições e promovermos a mudança na nossa vida, rumo a mais alegria, consciência e bem-estar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s