Lembretes para Marte Retrógrado

Estamos chegando aos últimos dias de Marte Retrógrado. Na madrugada de hoje, o planeta da ação e do desejo andou tanto para trás que reentrou no signo de Capricórnio. Devemos sentir este ingresso com um pouco mais de estabilidade e alívio, mas ainda não estamos livres da encrenca, ao menos até o dia 28 deste mês. Vejamos o que nos espera nestes próximos 15 dias.

sailing-out-in-the-ocean-publicdomainpictures
Embora não estejamos fora da tormenta, as águas se tornam bem menos turbulentas (Foto: Public Pictures)

Marte saiu de Aquário e voltou a Capricórnio, e isso pode ser uma boa coisa. Não que Marte em Aquário seja ruim, mas é que ser o pregador e o idealista de um futuro que ninguém quer ouvir pode ser frustrante. Diz-se que, em Capricórnio, Marte está exaltado, porque ele consegue canalizar esta energia marciana tremenda com muita disciplina e responsabilidade. O povo da astrologia védica até considera que Capricórnio, regido por Saturno, dá muito mais gás para Marte do que quando está até em Áries (o signo de regência), muito brigão e impaciente.

Creio que seja exagero. Não discuto que Marte em Capricórnio consiga mais disciplina e propósito público. A energia de Marte fica a serviço do público, e aí ele consegue se identificar como um soldado da coisa pública. Pena que ele volta a Aquário a partir de 11 de setembro e aí podemos ter novamente tretas na internet, especialmente na campanha eleitoral. De qualquer modo, Marte em Caprica ganha ótimos resultados, mas depois de esforços grandes. Saturno nunca dá nada de graça: tem que trabalhar muito para conseguir objetivos. Mas após conseguir, eles se consolidam melhor do que em outros signos.

Contudo, não podemos nos esquecer que Marte vai continuar retrógrado até o fim do mês, e toda as nossas energias e ações poderão ficar distraída. Como Mercúrio Retrógrado bagunçando comunicações e viagens, Marte Retrógrado deixa nosso motor pessoal sobrecarregado e prestes a explodir. Ele afeta de maneira adversa discussões, competições, conquistas, guerras, explosivos, fogo, masculinidade e a conquista sexual. Devemos fugir de intervenções cirúrgicas, se pudermos, porque elas podem dar errado, sangrar mais e demorar a cicatrizar. Corremos grandes riscos com cortes de qualquer objeto pontiagudo, de agulhas e alfinetes a facas e espadas.

Ainda vamos passar um período caótico, com nossos planos dando para trás ou sujeitos a grandes obstáculos. As pessoas à nossa volta podem estar mais impulsivas e temperamentais. Nossa energia pode diminuir, incluindo a libido. A força de vontade, a assertividade, a franqueza e a capacidade de conduzir e dirigir a nossa própria vida estarão em marcha lenta, até mesmo em marcha à ré.

Por isso, é melhor prestarmos atenção em que gastamos energias, como as gastamos e que projetos conseguem andar para frente. Em geral, Marte Retrógrado é um período indicado para reavaliar nosso plano de ação e re-trabalhar o direcionamento de nossas energia. Devemos prestar atenção para não nos descuidarmos da recarga de nossas baterias pessoais e também de descanso. Isso não quer dizer dormir e ficar o dia todo brincando no celular. Às vezes recarregamos baterias com uma caminhada e descansamos a mente olhando o mar ou cuidando do jardim. Cada um sabe o que lhe faz bem.

Vamos às dicas

Após dizer isso, segue um guia para servir de lembrete de como agir nestes dias de Marte Rx. Confira.

Se possível, não comece novos projetos agora, pois estes novos planos podem precisar de reafirmação. Retomar projetos antigos, contudo, pode dar certo.

Não entre em pânico. Marte fica retrógrado a cada dois anos, então não é o fim do mundo.

Evite telefonar para o ex se não quiser retomar a antiga relação. Marte Rx tem um jeito de trazer de volta namorados da pior espécie (grudentos, alcoólatras, viciados, abusivos). Mas se algum deles ligar, é melhor terminar o contato, porque Marte vai ajudar no rompimento.

Com Marte Rx deixando Aquário para trás, o risco de se envolver numa discussão na internet diminui, mas permanece. Portanto, a recomendação continua: evite tretas.

Nada de brincar com fogo, combustível, gasolina, explosivos ou objetos pontiagudos. Acidentes de trânsito são mais comuns, portanto fique atento nas estradas. Não force ultrapassagens, não provoque brigas de trânsito. Evite movimentos agressivos.

Demonstre paciência, amor e tolerância. Em vez de ser agressivo, seja rápido em  demonstrar compaixão. Seja da turma do “deixa-disso”, ofereça a outra face, especialmente nas mídias sociais. Já falei sobre isso? Pois vou repetir:  as pessoas adoram entrar em discussões acaloradas atrás de seus nomes falsos ou nicks. Não alimente os trolls.

Descanse e reagrupe-se. Vá para a retaguarda, recrie estratégias de empreendimentos comerciais. É ótimo para repensar a rede e círculos de amizade, as estratégias de esportes de equipe, de atividades sociais, de ativismo político ou social, ou as lutas e maneiras de defender uma causa, de ser rebelde e de ajudar a comunidade.

Acima de tudo, mantenha o bom humor. Marte Rx em Capricórnio pode ser super fechado, sisudo e ranzinza. Lembre-se que só faltam 15 dias para este período terminar. Marte só volta a ficar retrógrado em setembro de 2020. Serão dois anos de alívio.

Tudo passa. Marte Retrógrado também vai passar. Tenha fé.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s