Eclipse solar vai iluminar o feminismo

Era para ser o último eclipse do ano, discreto, apenas um eclipse solar parcial, visível só para os habitantes do extremo norte do globo terrestre. Mas este eclipse com Sol e Lua em Leão vem recheado de energias, o que nos garante seis meses de grandes emoções. Podemos nos ver diante de mudanças extremas, repensando muito de nossa vida e de nossas atitudes. E ainda tem uma guerreira neste caldeirão. Venha ver o que está se desenhando para todos nós.

womens-march-bones64-Pixa
“Lugar de mulher é na resistência”, diz o cartaz com a figura da princesa Leia, de Star Wars (Foto: Pixabay)

Como sabemos, eclipses ocorrem em grupos, que os astrônomos chamam de séries. Este eclipse solar parcial de sábado será sucedido por outro, no dia 6 de janeiro de 2019. Nenhum dos dois eclipses será visível na América do Sul. O que estará muito visível serão as influencias astrológicas deste evento de amanhã. Vejam no mapa abaixo, como estão concentradas as energias deste eclipse. Estão juntos pelo menos cinco astros, incluindo Sol e Lua, mas notem a quantidade de linhas indicando influências favoráveis e desafiadoras, que incluem Júpiter e Plutão. Eilaiá…

O último eclipse de 2018 é um eclipse solar complexo e, portanto, difícil de se decifrar. Sabemos que entre os temas do eclipse estão pensamento, deliberação, discussão, debate. Temos também a sugestão de divergências profundas sobre questões de poder e controle entre pessoas, entre comunidades, entre grupos e nações. Um aspecto marcante é o alinhamento com o asteroide Pallas Atena, que empresta coragem e espírito de luta, mas também a inteligência criativa e sabedoria para deliberar para encontrar a verdade antes de julgar e agir.

solareclipse1
Repare a concentração de astros à esquerda do mapa do eclipse, incluindo Pallas Atena

A influência mais forte sobre este eclipse, porém, é a de Mercúrio retrógrado, que indica muito pensamento, debates e discussões sobre questões de poder e controle nos relacionamentos. Socialmente, essas deliberações serão sobre o feminismo, questões da mulher, e também a política. Podemos esperar declarações provocativas e insultos de ambos os lados do debate sobre desequilíbrios de poder e abuso de poder por homens em posição de autoridade.

Mercúrio retrógrado sugere que seria melhor ouvir com atenção e pensar sobre nossas próprias ideias e atitudes antes de dar opinião. A exagerada influência de Júpiter significa orgulho e orgulho que podem levar a constrangimentos e perdas. Júpiter rege a filosofia, portanto este eclipse solar será capaz de promover uma longa batalha de ideias e de crenças. O aspecto difícil para Plutão complica o debate com mentiras e propaganda, teorias conspiratórias, investigações e espionagem. Ao nos posicionarmos diante de uma campanha eleitoral, sinto vontade de sentar na calçada e chorar.

Pallas, a novidade do eclipse

Pallas Atena é um asteroide, e como tal, normalmente se atribui menor influência do que um planeta. Mas Pallas é uma guerreira, e das mais inteligentes e estratégicas. Neste eclipse, ela pode influenciar o debate sobre temas como feminismo, direito das mulheres e política. Em qualquer mapa, Pallas Atenas indica sabedoria, coragem, guerra justa, estratégia e habilidade. Ela governa a inteligência criativa, a política, o reconhecimento de padrões e o relacionamento entre pai e filha.

simbolo_palas
Glifo de Pallas Atena

Na mitologia, Pallas Atena é descrita como “uma personagem feminina com toda a força de um herói e todo o fascínio de uma mulher boa e bonita. Tão bela quanto Afrodite (Vênus), sábia como Atena (Minerva), mais forte que Hércules, e mais rápida que Hermes (Mercúrio) ”. Pallas pensa em encontrar a verdade antes de julgar e agir. Ela é defensiva por natureza e usará sua inteligência criativa e estratégica para evitar a violência, mas quando tudo o mais falhar, ela agirá – e se preciso for, usará sua espada da justiça. Imaginem tudo isso dentro de uma campanha eleitoral…

Este asteroide está alinhado a esse eclipse solar e por isso pode concentrar nossos pensamentos sobre o relacionamento entre pai e filha, por exemplo. O aspecto tenso de Plutão destacará questões de poder e controle em tais relacionamentos. E para as mulheres, destacará como isso influenciou as crenças e atitudes em relação aos homens em geral. Então, será interessante ver como essa dinâmica se desenrola na contínua batalha entre o movimento feminista e figuras paternas nacionais, provavelmente nossos candidatos a presidente – todos defensores do patriarcado, já que não há nenhuma candidatura abertamente feminista.

O alinhamento de Mercúrio ao eclipse solar reforça a inteligência estratégica criativa de Pallas. Ou seja, este eclipse nos fará pensar e questionar, discutir e deliberar. Por estar retrógrado, Mercúrio complica todas as negociações e decisões. Pode atrapalhar nossos pensamentos, comunicações, viagens e eletrônicos. Deveremos tomar cuidado extra com nossas palavras e tentar não reagir muito rapidamente em qualquer argumento ou se formos provocados.

Será bom nos conectarmos a Pallas Atena, deusa da justiça, asteroide da coragem e do espírito de luta. Pallas também rege a inteligência criativa e sabedoria para podermos deliberar e encontrar a verdade antes de julgar e agir. Tais atitudes serão de extrema importância nos próximos meses. Será bom mantermos isso em mente por um bom tempo. Quem sabe se nós escrevermos estas palavras num papel e grudarmos na geladeira, como um mantra, possamos agir com a inteligência, a criatividade e a sabedoria de Pallas Atenas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s