Tumulto emocional com eclipse e Lua de Sangue

Um dos maiores eventos astrológicos da semana está entre nós. O eclipse lunar total em Aquário chega carregado de uma energia nervosa e tensa. Portanto, podemos nos preparar para um período emocionalmente desafiador. Vejamos tudo isso em detalhes.

full-lunar-eclipse-progression
Progressão de um eclipse total da Lua, incluindo a cor vermelha (Montagem: Public Domain Pictures)

Já falei sobre o lado astronômico do evento aqui, com datas e horários, e vou tentar evitar me repetir. Mas é bom lembrar que este eclipse é raro, portanto astrologicamente pode ser poderoso. Por ser um eclipse longo, com horas de duração, também pode nos influenciar muito tempo. Como a luz refratada pela atmosfera da Terra vai deixar a Lua com uma cor avermelhada ou alaranjada, este eclipse recebe o apelido de Lua de Sangue. Convenhamos, não é um nome exatamente calmante, não é mesmo?

A maior influência deste eclipse lunar (sempre formado por uma Lua Cheia) está concentrada em Marte. Sim, Marte Retrógrado conjunto à Lua em Aquário, trazendo energia nervosa a nossos pensamentos. A raiva e frustração de Marte podem facilmente se transformar em ações imprudentes por causa de uma influência severa de Urano. Uma influência mais suave de Saturno tornará um pouco mais fácil de se acalmar devido a paciência e a determinação em uma crise.

eclipse-lunar-2018-07-27T
Eclipse será visível em todo o Brasil (Fonte: Nasa)

Permanecer calmo no olho do furacão pode parecer chavão, mas é a chave para lidar com este eclipse porque ele é muito cheio de emoções. Também, vejam só: Sol em Câncer, Lua em Aquário, Marte juntinho da Lua, retrógrado e também em Aquário, emocionando o inconsciente, além de estar oposto ao Sol, irritando nosso eu mais externo… Eilaiá. Estaremos particularmente sensíveis pelas próximas duas semanas, enquanto o eclipse estiver muito ativo. Tem potencial de crise com a nossa autoestima ou algum tipo de angústia desencadeada por medos enterrados no inconsciente.

O inconsciente, aliás, estará praticamente pulando para fora, com Marte alinhadíssimo com a Lua. Nossos sentimentos estarão apoiados em instintos rápidos, corajosos e cheios de energia. As mulheres deverão sentir tudo isso com mais intensidade, mas todos poderemos ter dificuldades em controlar nossas fortes emoções. Como diz o meme: “Hoje tem eclipse e nós tá como?”. Se a resposta for irritados, mandões, impacientes, agitados ou tensos, devemos interpretar como um sinal para pararmos e recuarmos.

Será fácil perdermos a paciência ou agirmos de forma irracional. Se não conseguirmos sair deste estado agitado e inquieto, o melhor é focar essa energia toda em algo que amamos ou que nos prenda a atenção. Querem exemplos práticos? Pode variar de faxinar a casa a massagear uma pessoa querida. Nada de extravasar raiva, mas sim de gastar essa energia nervosa.

Devemos pensar cinco vezes antes de agir

Faço um alerta especial porque Marte Retrógrado potencializa a quantidade de tensão e frustração. Fica até difícil expressar. Mais do que nunca, devemos pensar cinco vezes antes de agir (coloque mais duas vezes por conta de Mercúrio Rx também). Se nós estivermos diante de eventos ou pessoas negativas, contra os quais não podemos nos preservar, é a dica para que recuemos antes de um desastre. Devemos nos lembrar se esta situação é repetida: neste caso, é um padrão, e Marte Rx nos apresenta situações do passado para que possamos corrigi-las. Marte geralmente nos lembra de quando usamos de maneira equivocada sentimentos como raiva, impaciência, domínio, abuso de autoridade ou poder. Podemos passar por momentos de dor, mas serão dores de crescimento.

Também podem ser situações muito pessoais e nos atingir na autoestima. Competição com outros podem nos levar a nos sentirmos humilhados, a sentirmos que querem nos impor coisas, querem nos rebaixar. Instintivamente vamos querer reagir e abrir fogo, na verdade com uma pistola lança-chamas. A melhor abordagem será a humildade. Aqui acho bom lembrar que humildade não é sinônimo de humilhação. Podemos humildemente lutar por nossos direitos sem humilhar ninguém e nem sermos humilharmos. Para isso, seremos obrigados a usar paciência, tática e abordagens sutis. Pensar cinco vezes, repito.

Podemos também sentir tensão sexual, que na verdade age como um sinal de aumento da competitividade em um relacionamento. A chave para lidar com qualquer briga ou conflito durante este trânsito é sermos abertos e honestos sobre esses fortes desejos. Isso, pelo menos, poderá clarear o ar e reduzir as chances de degringolar a situação para o desastre.

Energia sexual é uma energia extremamente volátil e arriscada. Estaremos dispostos a correr riscos e agir de forma precipitada, e é a pior coisa a fazer nesse momento. Devemos ter certeza absoluta de que poderemos expressar essa energia quente de maneira segura. Além da atividade sexual, o exercício, o esporte e o trabalho físico pesado são outras maneiras de canalizar essa energia e evitar que ela se acumule no nosso corpo. Qual é o risco: A energia nervosa acumulada chama um Urano inadequado.

Para estabilizar o caldeirão borbulhante

Vejam só! Urano está dentro deste eclipse, trazendo rápidas mudanças de humor e reações impulsivas. O Esquisitão do Zodíaco coloca fermento no nervosismo e na falta de paciência ou de foco. Também traz ataques de piti e rebeldias contra qualquer um que ouse insinuar uma forma de controle sobre nós. Urano nos deixa ansiosos, e aí fica mais difícil sossegar. Devemos evitar, nas próximas duas semanas, fazer mudanças repentinas, especialmente em relacionamentos próximos. Também teremos a tendência a nos afastarmos de qualquer demanda emocional. É a hora do famoso: “Não sou obrigado (a)”.

Para não ajudar a situação, Urano também vem com um forte impulso para se libertar da restrição e se rebelar contra a autoridade. A tendência a agir precipitadamente sem levar em conta as consequências pode nos levar a uma grande perturbação, talvez de longa duração. Contudo, se tomarmos consciência dessa energia dinâmica poderemos ter avanços criativos e criativos e uma vida pessoal revigorada. Expressar um pouco nosso lado doidinho, criativo e engenhoso em um ambiente seguro pode nos fazer bem. É só tomarmos cuidado com ações impulsivas e riscos perigosos.

É pena que Saturno tenha uma influência tão fraca sobre a Lua no eclipse, porque ele conseguiria, até certo ponto, dar uma estabilizada neste caldeirão. O velho deus poderá moderar nossas emoções, canalizando uma atitude mais zen e ponderada. Saturno-Lua nos deixa acessíveis a carinho, paciência, responsabilidade, respeito. Também podemos ter sentimentos de compromisso e lealdade à família. Pena que isso pode se perder em caso de grandes explosões de raiva ou ressentimento. Se conseguirmos canalizar o lado zen de Saturno, podemos nos refrear de tomar atitudes precipitadas.

Ao influenciar Urano, mesmo que de leve, Saturno também nos lembra da transição que estamos passando na vida: do novo e animado para o responsável e sério. Esta consciência pode ajudar a nos guiar durante o tumulto emocional deste eclipse lunar. Podemos ficar mais calmos e pacientes. Com esta influência, talvez possamos ser chamados a assumir um papel de liderança na carreira, ou ganhar o respeito do chefe.

Mas tem um espetáculo no céu

Dentro de nós, as coisas estarão muito ativas e as emoções borbulhantes! Espero que isso não impeça ninguém de apreciar o espetáculo que teremos no dia do eclipse. É que Marte Rx em Aquário atingirá o ponto de maior visibilidade durante o ano. Ele estará na mesma orbe da Lua, agarradinho, e para nós aqui da Terra teremos a impressão de que ele estará ainda mais perto dela. Um blog de astronomia chegou a dizer que “Marte parecerá uma superestrela laranja no céu”. Na verdade, o planeta vermelho está maior e mais brilhante do que nunca nos últimos 15 anos. Mas como isso acontece?

A explicação é da Astronomia, irmã mais nova da Astrologia. A órbita de Marte não descreve um círculo perfeito em volta do Sol. Desta maneira, o planeta às vezes se aproxima e às vezes se afasta da Terra. Este ano Marte estará especialmente próximo da Terra, a uma distância de 57,6 milhões de quilômetros. Isso significa que Marte apresentará a sua maior e mais brilhante versão desde 2003, e não voltará a estar tão próximo de nós até 2035. Mesmo a olho nu, ele parecerá espetacular, especialmente no dia 31 de julho. Contudo, quem tiver acesso a um telescópio, mesmo amador, terá uma visão privilegiada da superfície de Marte, como suas planícies vulcânicas, calotas polares e vulcões extintos.

Eu já tinha dado esse toque num post anterior, mas não pude resistir a me repetir, porque é um espetáculo e tanto. É de graça e muito bonito. Só depende de São Pedro ajudar…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s