Fantasias podem nos levar à ruína

Apesar de ainda estar numa boa com Júpiter, Vênus dança pelo céu e nos próximos dias estará cara a cara com Netuno, planeta da imaginação e da fantasia. O Senhor dos Mares dissolve tudo o que toca, e isso pode nos afetar, principalmente nos nossos amores, na nossa popularidade e também (eita) no nosso bolso!

Littlemermaid-Copenhagen-Pixabay
“A pequena sereia”, estátua em Copenhagen, lembra-nos dos perigos da ilusão (Foto: Pixabay)

Não podemos nos esquecer que Vênus está no sólido signo de Virgem, mas Netuno está fortão em sua casa de Peixes. Esta dança (que vai até quinta-feira) não é das mais favoráveis, já que o grandalhão Senhor dos Oceanos projeta sua influência confusa e enganosa, deixando-nos vulneráveis a sermos vítimas de predadores que podem se aproveitar de nosso lado mais amoroso e sensível. Nossa generosidade e compaixão poderão ser vistas como fraquezas e aí os aproveitadores vão tentar fazer a festa.

É como na lenda das sereias: elas cantam melodias lindíssimas, evocam imagens maravilhosas de tudo que queremos e nos chamam para um mundo perfeito, sem problemas, sem complicações; só beleza e deleites. É um chamado praticamente irresistível, não é mesmo? Contudo, se cedermos aos seus encantos e seu chamamento, a fantasia some, a realidade nua e crua aparece, e vamos terminar mortos, afogados, frios e no fundo do mar.

Se entrarmos numa overdose de fantasia, idealização e credulidade, podemos sair chamuscados no amor e no bolso. Estaremos dispostos a sacrificar muito (mas muito mesmo) pelo ser amado, e depois podemos ver que tivemos prejuízos bem grandes. Todas estas perdas afetarão diretamente nossa autoestima. Precisamos ser mais safos, estar mais cientes dos perigos potenciais de qualquer oferta que pareça boa demais para ser verdade – porque ela vai ser, sim, boa demais e não será verdadeira. Como se diz na internet: é cilada, Bino! Corra.

Podemos ter problemas se exercitamos nossa natureza mais generosa neste momento. Malandros e espertalhões podem querer roubar nosso coração e nossa carteira. Vamos nos sentir mártires, ou lixo, apenas por termos sido feito de otários. A melhor arma é a prevenção. Infelizmente, este é o momento de desconfiar de todos.

Mas o que podemos fazer? Talvez Júpiter amenize as ameaças, mas eu não arriscaria ir atrás do parceiro ideal, porque a alma gêmea pode ser na verdade um parasita disfarçado de Príncipe Encantado. Então não é bom arriscar. Investimentos também podem ser arriscados, porque aquele parceiro que prometeu de pés juntos “entrar com a técnica enquanto nós entramos com o dinheiro neste grande negócio” pode dar o cano e trocar o telefone, silenciar o WhatsApp, fugir da cidade…

Tem coisas boas

As fantasias de Netuno, porém, podem ser canalizadas para outras atividades. Netuno nos traz necessidade de alimentar nossa alma, de exercitar o amor – e podemos usar outros meios para isso, meios menos arriscados. O mais óbvio, em se tratando de Netuno, seria abordar nossa imagem e a dos outros de um ponto de vista mais espiritual ou filosoficamente abrangente. Podemos também experimentar pequenas mudanças nas nossas roupas, cabelo, maquiagem. A fantasia netuniana também pode vir pela música, dança, arte ou cinema. Será que dá para pegar aquela promoção no cinema ou finalmente dar uma olhada no museu?

Resumo: as nossas fantasias poderem parecer virar realidade, mas é só ilusão. Como canto de sereia, vamos ouvir o que queremos ouvir e ver o que os olhos do coração querem ver. Não estaremos pensando com a cabeça, o que pode nos levar a problemas muito concretos e reais.

Evitemos os sonhos e fantasias. Vênus em Virgem nos pede pé no chão quanto aos amores e valores. Nada de bancar o mártir, está bem? Deixemos as sereias de lado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s