Vai valer a pena ficar de olho no céu

O céu de julho está entre os mais animados do ano, ao menos do ponto de vista astrológico. Mas não fica muito diferente do ponto de vista astronômico, com o início de mais uma série de eclipses e muita coisa boa para se ver no céu neste mês. Deixem-me adiantar alguns destes eventos para que possamos nos preparar adequadamente.

milky-way-freePhotosPixabay
Se o céu estiver limpo, sem nuvens, poderemos ver espetáculos gratuitos (Free Photos/Pixabay)

Há menos de uma semana tivemos um eclipse solar em Câncer, infelizmente visível apenas no sul da Austrália. O mesmo não se pode dizer do eclipse lunar total em Aquário, que será visível para nós, aqui no Brasil, embora nosso país não seja o melhor ponto de visão deste fenômeno. Aliás, este eclipse do dia 27 de julho está cercado de fenômenos e circunstâncias especiais. Estou falando do ponto de vista astronômico, claro.

O eclipse lunar de julho de 2018 é um raro eclipse lunar central, em que parte da Lua passa pelo centro da sombra da Terra. Mas o mais emocionante é que este será o maior eclipse lunar total do século XXI, com duração de 1 hora e 23 minutos. Este será o segundo eclipse lunar total de 2018 – o primeiro ocorreu em 31 de janeiro, e a totalidade durou 1 hora e 16 minutos.

eclipselunar2018animation
Animação mostra os horários aqui no Brasil (Wikicommons)

No Brasil, o fenômeno começa às 14h14, mas a Lua só começa a escurecer às 15h34. A totalidade do eclipse terá início às 16h30, e o ápice acontece às 17h21, indo até às 18h13. Nesse período, a Lua ganha aquela famosa tonalidade alaranjada ou avermelhada causada pela luz sendo refratada pela atmosfera da Terra. Por este motivo é que este eclipse é também chamado de Lua de Sangue. A partir das 19h19, a Lua estará fora da zona mais escura e totalmente sem sombra a partir das 20h28. Como deu para ver, são mais de quatro horas de fenômeno.

Como aqui estaremos no período da tarde durante a parte mais interessante do eclipse, pode ser difícil observar o escurecimento da Lua. A dica é simples: assim que o Sol estiver se pondo a oeste, devemos olhar na direção oposta (leste) para observar a Lua nascer ainda eclipsada pela sombra da Terra.

Mas não é só isso

Por si só, o eclipse da Lua já seria um evento muito legal de se observar. Mas nesta mesma noite do dia 27, teremos outro acontecimento bacana de se ver: a conjunção de Marte com a Lua em Aquário. O planeta vermelho também faz história, porque ele vai bater recorde de brilho e de proximidade com a Terra. Portanto, quem estiver de olho na Lua poderá ver um ponto alaranjado brilhante bem ao lado de nosso satélite.

Há 15 anos Marte não aparecia tão perto nos céus. A órbita de Marte não descreve um círculo perfeito em volta do Sol, por isso o planeta vai se aproximando e afastando da Terra ao longo do tempo. Este ano, Marte estará especialmente próximo da Terra: 57,6 milhões de quilômetros do nosso planeta no dia 31 de julho. Esta combinação de fatores significa que Marte apresentará a sua maior e mais brilhante versão desde 2003, e não voltará a estar tão próximo até 2035.

Embora o aspecto do planeta vá ser espetacular mesmo a olho nu, quem usar telescópios terá uma visão espetacular sobre muitas características da superfície de Marte, como as calotas polares brancas e as planícies vulcânicas escuras. Aliás, Marte já está visível no nosso céu desde a semana passada. Ele aparece como um ponto laranja na direção leste – a direção oposta ao por do sol. Fica a dica para quem gosta de olhar o céu no começo da noite e não tem muitas nuvens.

O ponto de vista astrológico deste eclipse aquariano cheio de energias fica para mais tarde. Fiquem ligados!

Anúncios

One thought on “Vai valer a pena ficar de olho no céu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s