Os signos jogam futebol

Hoje é a final da Copa do Mundo, e mesmo sem a presença do Brasil, o evento vai polarizar atenções de aficionados e curiosos do esporte. A partir deste acontecimento momentoso, que definirá o campeão do mundo futebolístico até a Copa de 2022, proponho uma brincadeira astrológica para tentar revelar o perfil do jogador de futebol de cada signo. Imaginei que eu poderia colocar o signo dos jogadores da Seleção Brasileira que foi à Copa, mas o time já está praticamente desfeito, então ficaremos só na descrição do perfil mesmo. Fãs de futebol, vejam se reconhecem algum jogador com as características abaixo. E se você joga futebol: é assim que você age? Vamos brincar!

selecaoEFE-Sebastião Moreira-direitos reservados-Agência Brasil
Cena da vitória do Brasil sobre o México na Copa de 2018  (EFE/Sebastião Moreira/Direitos Reservados/Abr)

Áries – Em se tratando de futebol, os arianos estão praticamente em casa. Agressivos, assertivos, podemos considerar que os arianos foram feitos para brilhar no palco dos gramados. Vão brigar em campo e aceitar todas as provocações. Farão um jogo muito competitivo e até violento, porque ainda não nasceu um ariano real que fugisse da raia. Temos muitos arianos que elegem o esporte como profissão, não só no futebol. Áries é um signo de fogo, então seu estilo de jogo é na intuição, jamais na razão. Nem estrategistas são, mas eles amam as jogadas arriscadas e sempre tentam uma por achar que vai dar certo!

Touro – Teimosos e determinados, os nativos de Touro farão um jogo consistente. Nada de inventar floreios. Sabem o que querem e como querem jogar, então é assim que farão. Têm ambição de ganhar muito dinheiro com o jogo, não por ego ou por vaidade, mas para garantir aquele pé de meia que os permita ter segurança nesta profissão tão volátil. Em entrevistas, os taurinos são discretos. Em campo, são dinâmicos e determinados. Os torcedores podem achar que são lentos, mas depois que dão a arrancada, miram o gol como um touro de verdade mira a bandeira vermelha durante uma tourada. Olé!

Gêmeos – Os nativos de Gêmeos gostam de um esporte movimentado e rápido como o futebol, pois seu elemento ar é muito volátil – e eles também são. Ágeis, leves, inteligentes, são jogadores que trabalham com estratégia e velocidade. Geralmente temos a impressão de que eles estão levantando voo quando jogam ou quando correm. Como o deus Mercúrio, parecem ter asas nos pés, de tanta leveza e velocidade quando jogam. Parecem nem estar com os pés no chão, voando de um lado para o outro pelo campo todo. Comunicativos, estão sempre levando os recados aos demais jogadores do time. Não são muito disciplinados, e podem reclamar de levar bronca.

Câncer – Os nativos de Câncer são intuitivos e sensíveis, e quando jogam futebol eles confiam justamente nestas duas características. Eles pescam no ar as vibrações da partida e estão atentos ao que pode ou não acontecer. Não são lentos, mas sim artísticos, com jogadas estudadas. Não deixam de lado a técnica e sempre procuram aprender e se aperfeiçoar. Aí, depois que dominam a técnica, praticamente a abandonam para colocar sua confiança na sensibilidade e na intuição, aliada à sabedoria e experiência. Nem sempre têm uma boa partida e seu histórico é de alto e baixos, como o regente de seu signo – a Lua.

Leão – Dinâmicos, determinados, animados e ativos, os nativos de Leão têm incrível motivação para jogar futebol. Como são de um signo de fogo regido pelo Sol, são agressivos, sabem o que querem. Embora possuam bom espírito de equipe e tenham talento para liderar o time, eles querem finalizar os passes e lutam pelo título de melhor jogador da partida, do time, do mundo. Querem brilhar! Amam aplausos, são vaidosos e procuram as câmeras sempre. São revigorados com os gritos da torcida, a atenção dos fãs e da imprensa. São briguentos, não vão ignorar as ofensas em campo. Costumam começar as brigas.

Virgem – Os nativos de Virgem são pensadores, intelectuais e racionais, tanto dentro como fora do campo. Os virginianos que jogam futebol sabem criar estratégias e dificilmente se deixam levar pela emoção da partida. Engenhosos, criam jogadas e ensaiam muito. Preferem o fair play, o jogo sem violência e com muita técnica. Muito dedicados nos treinos, creem firmemente que a prática leva à perfeição, e levam tudo isso muito a sério. São incansáveis ao ensaiar as jogadas, pois querem executá-las de maneira perfeita e irretocável. Também não costumam disputar espaço na imprensa ou nem mesmo no time. Confiam no seu próprio potencial, e geralmente são tímidos.

Libra – Signo de ar, Libra costuma criar jogadores de futebol leves e dinâmicos, que jogam muito com o coração. Estética é importante para os librianos e os jogadores de futebol deste signo são amantes do futebol arte, mas não deixam de se dedicar ao futebol de resultados, procurando um equilíbrio entre as duas modalidades. São racionais e calculam cada passo com antecedência. Não são muito bons em improvisar, mas têm talento e arte para jogadas ensaiadas, pois Libra é um signo refinado. Um perigo é ficarem em dúvida diante de mais de uma possibilidade. Odeiam brigas e entram para apartar conflitos em campo.

Escorpião – Os nativos de Escorpião procuram ser excelentes em tudo o que fazem, e por isso, se decidiram jogar futebol, é porque creem poder estar entre os melhores. Vão querer saber tudo sobre a técnica e praticá-la bastante, treinando até chegar a perfeição para poder atingir seus objetivos. Escorpião é um signo de água, que também confia na sensibilidade e na intuição. Mas escorpianos são meio imprevisíveis e confundem o adversário por dissimulação. Normalmente costumam ser muito competitivos sem parecer que são. No campo também são agressivos e reagem a provocações. Caso se deixem levar pela raiva, não vão medir as consequências.

Sagitário – Todo sagitariano nasce com um talento todo especial para esportes, sejam coletivos ou individuais. Não dá para saber se é por causa do elemento fogo do signo, mas mesmo quem não é atleta é entusiasta e fã inveterado de esportes. São dinâmicos, alegres e vocacionados para o esporte. Como o símbolo do centauro, sagitarianos correm como sua metade cavalo. São objetivos e rápidos, muito competentes no que se propõem a fazer. Mas eles também estudam o esporte e o adversário, criando estratégias e jogadas inesperadas para anular a força do oponente. São os que mais começam as brigas, por si só uma atividade esportiva que adoram. Odeiam perder.

Capricórnio – É difícil imaginar que um capricorniano, todo sério e profissional, possa gostar de futebol. Mas devemos entender que capricornianos são ambiciosos e, se forem se interessar por futebol, será para ser a sua profissão. Não vão praticar futebol por diversão. Muito motivados e materialistas, vão querer times grandes, ganhar imagem e fama e construir carreira entre os maiores do mundo. Normalmente costumam atingir todas as metas profissionais a que se propõem. Querem enriquecer, mas também fazem questão de fazer um trabalho limpo. Como jogadores serão discretos. Não gostam de falar com a imprensa, mas gostam do reconhecimento de seus pares.

Aquário – Um blog de futebol citou um estudo afirmando que a maioria dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos são aquarianos. Como Pelé é de Escorpião, eu tenho minhas dúvidas. Mas Aquário é um signo de ar e temos Neymar e Cristiano Ronaldo nascidos no mesmo dia (5 de fevereiro). Filhos do ar são leves, ágeis, dinâmicos, rápidos e racionais. Normalmente se sobressaem diante dos demais jogadores do time. Em momentos de brilhantismo, criam jogadas inacreditáveis. Podem ter problemas em jogar em time, confiando no seu individualismo. Mas dificilmente são briguentos ou agressivos e nunca provocam brigas com o adversário.

Peixes – Outro signo sensível, Peixes costuma produzir pessoas sossegadas e pouco dinâmicas. Como jogadores de futebol, geralmente não são muito combativos e podem se dar bem em posições de apoio aos atacantes dos signos de fogo e de ar. Armam jogadas, mas não são rápidos nos movimentos. Normalmente tímidos, não gostam muito de multidões e evitam a imprensa. Muitos deles são abnegados e generosos. Jogos de altíssimo teor competitivo, como campeonatos, podem deixar esses jogadores até doentes de tanta tensão. Gostam de jogar para se sentir parte de um time, de uma coletividade. O time pode contar com eles para interpretar as vibrações do adversário e da torcida.

Nota: Não costumo frequentar publicações de esporte, mas um blog esportivo lembrou o psicólogo e estatístico francês Michel Gauquelin (1928/1991), que defendia uma tese controversa a respeito da posição de Marte no momento do nascimento e uma provável correlação com o potencial esportivo dos indivíduos. Este estudo ficou conhecido como “o Efeito Marte”, e relaciona o planeta da agressividade com talentos esportivos. O estudo considera também haver ligação entre a posição de Júpiter e o sucesso militar, e de Vênus com a habilidade artística. Porém, pesquisa posterior do comitê francês de estudos de fenômenos paranormais indicou que a relação não é estatisticamente significante.

Não fiz estudo algum a este respeito nem tenho estatísticas suficientes para afirmar coisa alguma. Para mim, contudo, a tese de Gauquelin faz muito sentido do ponto de vista astrológico. Marte é o deus da guerra e das disputas, e o planeta indica nossa motivação pessoal, energia física e vontade de vencer. Mas daí a dizer que o Marte natal determina o talento esportivo vai uma grande distância – e eu não me arrisco a percorrê-la. Fica a informação a título de curiosidade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s