Sim, canceriano some mesmo

Costumo acompanhar as estatísticas do blog e sempre me chamou a atenção que uma das perguntas mais comuns seja “por que o canceriano some” ou “por que o canceriano se afasta”. O comportamento destes caranguejos pode, sim, deixar muita gente confusa. Por isso vamos começar o mês de julho, em plena temporada de Câncer, destacando estas idiossincrasias cancerianas.

Iron Sculpture Pincers Crab
Escultura de um caranguejo em Brunswick, Alemanha, mostra a carapaça de Câncer (Foto: MaxPixel)

Em primeiro lugar, devo declarar que tenho grandes amigos de Câncer, e muitos na família. Todos moram no meu coração. Alguns até, eu suspeito, estejam no meu coração desde muitas vidas… Isso é só para garantir que não tenho nada contra Câncer, ao contrário: é afeto para durar uma vida inteira – ou mais. Também destaco que já fiz alguns posts do tipo “como lidar com seu canceriano”, então vocês podem procurar no blog com a tag “cancer” (assim, sem acento) para ler mais a este respeito.

Após dizer isso, é preciso admitir que eles têm suas falhas, como todos os signos. Extremamente emocionais e sensíveis, alguns até tentam enganar a gente com aquela carapaça de caranguejo. Aliás, um trocadilho para Câncer sempre aparece quando leio textos em inglês. É que caranguejo em inglês é crab, e a palavra crabby é um adjetivo: mal-humorado, ranzinza, rabugento. Muita gente pode achar que os cancerianos são irritadinhos assim. Mas em inglês, eu diria: “Cancer is not the crabbiest of the lot”, algo como “Câncer não é o signo mais resmungão do Zodíaco”.

Muito obviamente vai depender do mapa de cada canceriano, e ele pode ter grande talento em esconder o que realmente sente. Mas eu advirto: seja gentil com eles. Não teste seus limites, porque eles podem atacar. Eu sei que muitos astrólogos reforçam a disposição desta turma de se esconder em sua carapaça, e longe de mim negar que isso seja verdade. Quando magoados, eles têm mesmo a tendência a se isolarem dentro de sua concha. Afinal, caranguejos têm partes muito moles e a carapaça está aí para protegê-los.

Aliás, é bom a esta altura fazer um parêntesis. Todos os signos de água tendem a se proteger emocionalmente, porque faz parte do seu show. Mas cada um tem seu jeito de fazer isso. Então, Câncer se isola e se retrai dentro de sua concha. Peixes não consegue se isolar, porque tende a escapar e a fugir – simbolicamente ou literalmente, eles nadam para longe de tudo que os magoa ou os faz sofrer. E se você magoar alguém de Escorpião, ele tende a se defender, seja cortando você fora da vida deles (até literalmente), ou matando você (simbolicamente) para que ele renasça de uma maneira diferente. Aquele veneno no ferrão nem sempre é figura de linguagem…

A memória canceriana é um portento

Mas ninguém pode se esquecer que Câncer tem como símbolo o caranguejo, e vocês já viram as pinças deles? Olhem só aquelas garras! Aquele troço machuca, gente! Então, quando cancerianos são magoados e revidam usando aquelas garras doloridíssimas, eles estão na verdade ensinando todos nós a não sermos babacas. Ao ferir quem os magoa, cancerianos dão uma lição: “Pense duas vezes antes de magoar as pessoas, seu cretino”. Quem já foi ferido por uma garra dessas tende a não esquecer a dor.

Já falei antes que, como a água (seu elemento natural), Câncer tem uma memória que dura. Vamos comparar: quando a água é limpa, ela é fresca e saudável. Mas se você contaminar a água com alguma sujeita, ela demora a ficar limpa de novo – e nem sempre dá certo. Com Câncer, não é muito diferente. Magoe um canceriano e ele vai sentir a dor para sempre. Pode demorar uma eternidade para perdoar, se é que o fará. Eles não têm o costume. Mesmo quando perdoam, sempre fica aquele resquício de mágoa. Água envenenada…

Ninguém acha que cancerianos são pessoas do tipo apaixonado, mas eu sei que eles são. Acho que é porque paixão, para muita gente, é associado com sexo, romance, grandes gestos de romantismo clássico. Câncer é um signo superintenso e adora sexo e romance também, não sai gritando isso para o mundo (como outros signos que eu conheço, né Leão?). Não são do tipo que se desmancha por amor. Cancerianos são intensos quando se trata também de família e amigos. Mas no amor, eles adoram fantasias sem confundir com a realidade.

O parceiro do canceriano também deve ter capacidade de enxergar a paixão discreta que eles têm. Muitos também são apaixonados por cozinhar ou pilotar um forno. São espirituosos também com as palavras, e fazem piadinhas maravilhosas. Amam ser apreciados pelo seu senso de humor, por sua capacidade culinária e seu cuidado aconchegante.

É nestas horas que as partes carnudas estão expostas. O parceiro do canceriano precisa ser sensível o suficiente para perceber isso. Caso contrário, ele não percebe, machuca as partes expostas e vai sofrer as consequências: o recuo para dentro da casca é o mínimo que o canceriano faz. Ele pode partir para a retaliação com aquelas garras, o que é capaz de resultar em retalhação, para ficar no trocadilho.

Portanto, para responder às inúmeras perguntas que recebo, eu digo: sim. Sim, gente, o canceriano some mesmo. E não há muito que possamos fazer depois que isso acontece. O truque é perceber antes.

Anúncios

12 thoughts on “Sim, canceriano some mesmo

  1. Adorei o texto, pena que talvez seja tarde demais … Agora ele mal fala comigo
    .. só responde… falou 2x em marcar encontro e não marca… ontem disse que está com saudade mas nada voltou ao que era antes 😦
    O que aconteceu foi que, eu viajei para passar o Natal com um amigo em outra cidade e parecia tudo bem pra ele, mas não…
    Se puder me ajudar eu agradeceria de coração

    Gostar

    1. Ou, querida, sinto muito. Não sei se vai funcionar, mas talvez você possa reaproximar-se dele convidando-o para um evento em família. Mas se ele estiver muito magoado, pode ser que você tenha que ser excepcionalmente insistente. Não posso garantir sucesso. Boa sorte!

      Gostar

  2. Me ajude.. sou de peixes e estou apaixonada por um canceriano ha um ano. No início fui grossa com ele porq tinha acabado de sair de uma relação mas depois fiz tudo para lhe conquistar e pedir perdão. Toques nas mãos enquanto falávamos, beijos com marcas de batom, oferecer-lhe doces. Ele diz que perdoou mas que foi um choque .Até que um dia ele do nada me manda uma mensagem a dizer que tinha aranjado uma namorada, fartei de chorar e explodi e me declarei a ele como nunca tinha feito com outro homem. Dias depois ele mandou-me mensagem a dizer que mentiu para me fazer ciúmes e ver se eu gostava dele ou não. Falamos bastante nesse dia e dicidimos que iamos nos conhecer melhor, só que do nada ele deixou de responder. Dias depois voltei a insistir mas aí fiz pressão nele por ele sumir, ele desculpa-se sempre que anda com problemas no trabalho. Aí falamos bastante e ele disse que quer uma relação séria e criar familia. E que respeitava o fato de eu ja ter um filho. Ele diz que sente muita atração por mim e que me quer beijar. Falamos tanto em ficar juntos e ele me convidou para jantar. No entanto ele voltou a sumir.. ja ha 2 semanas 😢 ..o que faço?? Desito?? Insidto?? Dou -lhe espaço? Será que ele tem alguem?? As vezes penso será que ele brinca com os meus sentimentos como forma de vingança?? Quando falamos fico toda derretida com ele mas depois ele torna-se frio como se eu não existisse. Me ajude pff 😢😢

    Gostar

    1. Lissa, como pisciana deve saber bem que signos de água podem ser muito instáveis. Câncer tem as emoções variáveis como as marés: vai e volta. É difícil falar sem conhecer detalhes, e sei que nossos sentimentos podem embaçar muito nossa percepção objetiva. Seu canceriano já demonstrou ser instável e mudar muito de disposição. Não se pode descartar que ele tenha uma pessoa nem que seja uma pessoa vingativa. Um canceriano magoado não é pouca coisa, mas cada um é cada um. A decisão de insistir nesta relação é sua, a decisão de manter você por perto (ou não) é dele. Sonde seus sentimentos com honestidade e faça um balanço sobre o custo-benefício de uma relação que muito provavelmente se manterá como as marés, indo e vindo. Se a situação como está deixa você mais angustiada do que feliz, veja se vale a pena. Tive uma cliente com um problema semelhante, mas ela dizia que não largava do namorado porque o pouco tempo que passavam juntos era muito bom, e compensava os dias que ela ficava chorando em casa. Será que esse é o seu caso? Se ele simplesmente desistir de você, você vai se dissolver, coisa comum aos piscianos? Reflita bastante e, caso precise, consulte outra pessoa, de preferência um profissional. Terapeutas podem resolver muita coisa confusa na nossa vida – o seu canceriano será apenas uma dessas confusões. Fique calma, ame-se muito e confie que tudo acontece com um propósito. Boa sorte. Beijinhos.

      Gostar

      1. Sou canceriano, tenho todas as qualidades do signo e também alguns desses “defeitos”. Tenho a tendência ao romantismo e ao conservadorismo, sou introvertido e que muitas vezes tenho o aspecto de ‘durão’, mas tenho a absoluta certeza que aparento ser assim como forma de auto-defesa, pois sei que tenho um bom coração e jamais desejo coisas negativas as pessoas, por mais que eu seja magoado por algumas delas. Enfim, sou apaixonado por uma libriana, morro de amor por ela, me declaro, faço postagens românticas em prol dela, aquele grude, porém não vejo nela a reciprocidade do meu sentimento, ela diz que gosta de mim, me ama, so que a frieza dela me coloca duvida o quanto ela esta disposta a querer viver junto esse amor. Ela simplesmente passa dias sem falar cmg, e de uma hora pra outra manda: “saudades”. Cara, eu fico com raiva, mas ao mesmo tempo totalmente derretido, e de forma alguma consigo agir com rispidez. Ja questionei esse comportamento diversas vezes e ela diz que prefere não se apegar as pessoas, que ela é fria, e muito bla bla bla. Como alguém diz que ama, mas não quer esta próximo? Ja li que os librianos são românticos tbm, indecisos, racionais. Será que sou eu que deposito um sentimento puramente genuíno e maior que já tive ate hoje foi investido em alguém que não os entende? Fico magoado, sou rancoroso (Câncer puro kkk) mas não sou vingativo, as vezes penso em largar isso, so que não consigo me imaginar com outra mulher, sei que sou extremamente fiel, mais do que a ela, sou fiel ao meu sentimento e as minhas convicções. Varias amigas ja me aconselharam a não ficar pra baixo, melancólico, que pra entrar em depressão é um pulo, e que sair dela é uma guerra (se é que já não estou), me falam que sou uma ótima pessoas, coração bom, que merece viver um amor, ser feliz, e que não entendem por eu estar nessa situação. Tenho dificuldades em expor meus sentimentos, falar abertamente, ate mesmo com familiares não comento. Queria tentar compreender tudo mais claramente, as vezes tem coisas que não consigo ver, ou nem sei, e se de algum modo a astrologia esta correta em dizer que Câncer-Libra são complicados juntos.

        Gostar

      2. Gaara, aconselho a ver seu mapa inteiro. Com tanta sensibilidade, é provável que você tenha muitos posicionamentos em Câncer, além do Sol, ou em outros signos de água. Não é fácil, mas a natureza da água é sentir, não entender. Talvez fique mais fácil para você aceitar o jeito mais distante dos librianos. Mas nunca pense que eles não têm sentimentos ou que eles não dão importância ao relacionamento. Eles só demonstra mais

        Gostar

  3. Oi sou de aries uma combinação mt louca estou ficando com im signo de câncer … no começo ele era um amor mandava msg tds os dias dizia q agradecia a Deus por me encontrar essas coisas de canceriano ms ele me pressionava pra mim assumir ele sendo q tinha terminado um relacionamento pouco tempo …. passou um tempo ele começou a esfriar nao manda msg sempre mt educado responde quando mando … ms esfriou …
    Eu nao sei ms oq faço nao sei se insisto ou se desisto é normal um canceriano ser assim ? E oq fazer quando eles se afastam tenho medo de insistir e ele ficar de saco cheio de mim pq as veses ele É bem grosso…

    Gostar

    1. Catia, canceriano pode ser como as marés, que vão e voltam. Quando eles se encolhem na sua casca, é difícil tirá-los para fora. Conversar não é o seu forte. Pode insistir, mas ele não vai aparecer se não quiser. Se ele se afastar e não der mostras de que quer uma aproximação, é melhor respeitar o espaço. E talvez partir para outra. Boa sorte.

      Gostar

    1. Ana, ele pode desenvolver mágoa e rancor de si mesmo. Nesse caso, ele pode até querer, mas não vai se permitir voltar atrás. Também vai depender muito se ele sentir que será aceito e acolhido. Mas se ele tentar voltar e for espinafrado, será ainda pior: ressentimento triplicado.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s