Quando Marte nasce andando para trás

Prometi este post no início da semana, quando Marte entrou em movimento retrógrado (Rx) em Aquário, onde fica até 27 de agosto. Mas tem gente que tem um Marte Rx no seu mapa natal. Essa é uma característica que atinge teoricamente 10% da população. O que isso quer dizer para estas pessoas? Vejamos.

bullying_thinkStock
Sem reagir ou se defender, a pessoa pode ser vítima de bullying nos anos escolares (Foto: ThinkStock)

Em primeiro lugar, podemos abordar qualquer planeta retrógrado por vários ângulos. A Astrologia Cármica, por exemplo, afirma que o planeta que anda para trás no seu mapa natal traz um recado de vidas passadas: é aí que está uma lição para você aprender nesta vida. Outras escolas de Astrologia lidam com o retrógrado como uma energia bloqueada, abafada ou em conflito. Mas todas as escolas de Astrologia são unânimes em afirmar que é preciso analisar o mapa como um todo, bem como os aspectos que este planeta retrógrado faz com os demais posicionamentos do mapa.

Marte traz energia de vida, impulso de realização, nossos desejos pessoais, a sexualidade, a iniciativa, a agressividade e a assertividade, entre outros atributos. Um relatório cármico diria que você nasceu com Marte retrógrado pelo fato de ter uma vida prévia em que você utilizou mal esta energia, teve uma agressão mal-utilizada ou sofreu devido a iniciativas pessoas. Por isso nesta vida você fica mais na defensiva, tende a hesitar ou a recuar e a nem expressar seus desejos por medo de retaliação.

Ao analisar um mapa, estamos diante de uma miríade de informações e é preciso relacioná-las. Embora goste de muito de trabalhar com a Astrologia Cármica, devo reconhecer que nem tudo se explica por algum comportamento de vida passadas. Também não é uma ciência exata. As energias que compõem a complexidade de um mapa incluem dados cármicos, mas não só isso.

Estatisticamente, todos nós devemos ter pelo menos dois posicionamentos retrógrados nos mapas. Já tive clientes absolutamente isentos de planetas Rx no mapa, o que não indicava que eles ganhavam a MegaSena toda semana. Todos nós trazemos algum tipo de dificuldade na vida, e os retrógrados não são uma sentença de má sorte ou condenação eterna.

Igualmente, ter um Marte retrógrado em si não significa necessariamente que a pessoa não tenha energia nem capacidade de brigar. As estatísticas apontam altíssima probabilidade do indivíduo vir a sofrer de bullying por não se defender. O posicionamento sugere, sim, dificuldade em expressar força, competitividade ou sexualidade. Pode ser que você tenha dificuldade em ser direto ou corajoso. Também pode não demonstrar iniciativa. Existe uma tendência a internalizar a expressão saudável da energia de Marte, e assim pode ser que você hesite na hora de decidir, ou tome medidas na hora errada/ de um jeito agressivo ou tenha algumas dúvidas psicológicas sobre sexualidade ou gênero.

Existem infinitos cenários possíveis de como a energia de Marte pode se tornar destrutiva quando a adrenalina entra em ação e agimos com instintos primários, no modo de sobrevivência. Seja qual for o caso, seja vítima ou agressor, quem tem Marte Rx tem uma profunda compreensão da dor que resulta de Marte em estado de raiva. É compreensível, portanto, que você seja um pouco cauteloso em assumir riscos ou se deixar em uma posição vulnerável.

Também pode deixar você mais frio em relação a sentimentos de vingança. Ela vai demorar, mas será implacável, pois foi feita sem o calor da raiva que caracteriza a energia marciana. As pessoas podem até achar você uma pessoa calma, que não explode nem reage a ações de agressão. Mas isso não tem nada a ver com paciência. Marte retrógrado muitas vezes age como um silenciador do cano de uma arma. Você pode demorar muito tempo, esperar anos a fio pelo momento de apertar o gatilho.

Tem questão de sexualidade sim

Agora deixem-me explicar bem explicadinho como Marte retrógrado natal pode afetar a sexualidade e até identidade de gênero. Em primeiro lugar, deixem-me ser clara: Marte Rx não faz ninguém ser homossexual. Mas o posicionamento afeta o equilíbrio entre a  energia masculina e a feminina. Como Marte rege a energia crua e masculina, Marte retrógrado natal pode indicar problemas de autoconfiança. Especialmente no mapa natal de uma pessoa do sexo masculino, esta condição natal pode se sentir prejudicial em relação ao seu desejo sexual, e também em relação à vontade de lutar, de competir e ter sucesso.

Um homem com Marte retrógrado pode preferir um temperamento introvertido e ser tímido, evitando dar o primeiro passo em qualquer iniciativa para não sofrer um fracasso. Durante sua idade jovem, este homem pode não gostar de esportes ou outras atividades consideradas masculinas. Isso pode ter sido uma razão para ele ficar separado de grupos normais de homens, o que, por sua vez, pode criar sentimentos de isolamento e ser impopular na população feminina. Já as mulheres com Marte Rx podem experimentar exatamente o oposto: elas são atraídas por homens que não sejam o estereótipo forte e masculino. Tais mulheres geralmente se tornam a pessoa dominante em seus relacionamentos.

Assim como Marte Rx não torna ninguém gay, também não torna ninguém um assassino de aluguel ou serial killer. É preciso considerar em que signo se encontra este Marte Rx, em que casa ele está posicionado, que aspectos ele faz com outros planetas e onde estão as dignidades e debilidades essenciais. É um quadro amplo e complexo.

Também afirmei que isso não é o fim do mundo, nem uma sentença de má sorte ou de condenação eterna. Isso porque, como eu já expliquei em relação a Mercúrio retrógrado no mapa natal, também a técnica de progressão natural dos planetas para tentar “desfazer” a retrogradação de Marte. A técnica usa a progressão dos planetas para prever quando o Marte natal deixa de ser retrógrado e aí fica possível superar este bloqueio.

Naquele post sobre Mercúrio, eu também já falei que, para muitos astrólogos, quem tem Marte Rx pode sentir a energia marciana, normalmente bloqueada, fluir melhor enquanto Marte estiver retrógrado no trânsito. Como a pessoa naturalmente já tem Marte Retrógrado, a energia de iniciativa e expressão flui melhor na época em que ele anda para trás. Aí esta pessoa consegue expressar seus desejos e ser mais pró-ativa.

Também ajuda a pessoa ter passado pelo Retorno de Saturno. Este grande divisor de águas astrológico é capaz de estabilizar situações desafiadoras, desde que a pessoa passe por ele com maturidade. A energia inquieta de Marte é relacionada à impetuosidade e juventude, portanto, quando ficamos mais velhos, esta energia se aquieta e nos deixa mais confiantes e seguros.

Ter um Marte Rx no seu mapa não é pior do que ter Plutão Rx, ou Júpiter Rx. É um dos fatos da vida. Ninguém precisa arrancar os cabelos nem sentir que é o fim do mundo, que jogou pedra na cruz e essas coisas. Nem essa de se sentir discriminado. Todo mundo tem uma peculiaridade, e ninguém é pior ou melhor do que ninguém, apesar do que andam dizendo por aí.

Ninguém é pior ou melhor do que ninguém.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s