Será que a verdade está mesmo lá fora?

Não é exatamente um duelo de gigantes, mas dois planetas muito importantes estão em disputa nesses dias. Não sei se é efeito da Copa do Mundo, mas Mercúrio e Plutão fazendo cabo de guerra não é bonito de ver, porque nos leva a acreditar em conspiração.

ufopxhere.com
Ou investigamos tudo, ou corremos o risco de acreditar em falsas fotos de UFOs (Foto: PxHere)

Mercúrio lida com a comunicação, e Plutão com poder. Então podemos ver disputas verbais acirradas. O povo do fake news terá dias de glória, porque a mentirada estará solta. Fatos e verdades virarão pura propaganda, e tudo mais falso do que uma nota de três dólares vermelha.

Esses dois planetas também podem criar uma batalha de ideias dentro de nossa própria mente. Sob esta influência, tendemos a oscilar nossas ideias sobre determinado problema ou conceito. E vamos sempre querer fazer isso sobre coisas espinhosas, como política, religião. Vamos oscilar entre teorias de conspiração e fatos comprovados. Não estou falando de convicções, mas de tomar evidências duvidosas como verdades absolutas. Não devemos estranhar se amigos de repente começarem a duvidar que o homem tenha ido à Lua, ou que a Terra seja plana, ou que os alienígenas estão invadindo nossas mentes… Chamem Mulder e Scully!

Claro que esses são os cenários mais extremos. Temos muitos outros possíveis, ainda mais perturbadores, para ter cuidado. Podemos nos ver envolvidos não só em bate-boca de poder, mas também com ameaças, intimidação, propaganda, controle. Precisaremos ter cautela redobrada antes de fazermos afirmativas sob pressão ou sem termos todos os fatos, porque temos chance de ser vítimas ou causadores de abusos psicológicos involuntários. A verdade pode estar escondida de propósito, e poderemos entrar em caminhos muito errados. Estaremos achando que só nós temos a verdade, o caminho e a vida, quando na verdade estamos sendo manipulados.

Será razoável desconfiarmos de tudo e investigarmos tudo. Aliás, esta é a dica para esta tendência tão desfavorável: apuração minuciosa, investigação diligente. Seremos capazes de fazer descobertas intrigantes. Mas precisaremos nos lembrar que não somo dono de verdade nenhuma. Será preciso ter tolerância com o ponto de vista dos outros.

Uma outra dica excelente para este período é a análise psicológica ou o aconselhamento de relacionamento, se estivermos com problemas a dois. Embora as opiniões possam ser muito fortes agora, há também a promessa de uma transformação positiva na nossa mente. É que estaremos mais acessíveis a níveis muito mais profundos de compreensão.

Se você estiver sentindo muito intensamente esta influência, lembre-se que Mercúrio é um planeta muito rápido. É bem provável que nos sintamos mais leves já na segunda-feira. Sempre é um alívio quando Mercúrio está todo podre deste jeito saber que dura pouco tempo. Rapidinho tudo passa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s