Os signos e os tipos de inteligência

Um dos atributos mais mencionados de Gêmeos é a sua inteligência. O problema é que o termo inteligência abrange uma multidão de conceitos. E obviamente não quer dizer que os demais signos não sejam inteligentes. Juntando os dois conceitos e usando a Teoria das Múltiplas Inteligências de Gardner, proponho uma brincadeira astrológica muito cerebral: que tipo de inteligência cada signo é mais provável de desenvolver? Sei que é um assunto controverso, mas acho que é possível olharmos com carinho o tipo de inteligência que cada signo mais tem propensão.

Para esclarecer, a Teoria das Inteligência Múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo americano Howard Gardner e explica que as pessoas têm nove tipos diferentes de inteligência. No entanto, segundo esta mesma teoria, a maioria das pessoas tem um ou dois tipos de inteligência mais desenvolvidos do que outros. Não se trata de dizer que uma pessoa é mais inteligente do que a outra, mas isso explica por que a mesma pessoa é ótima com números, mas péssima com habilidades sociais. Nem indica que arianos, por exemplo, necessariamente são melhores na inteligência corporal do que piscianos. É apenas uma brincadeira, e já serve para nos fazer meditar como podemos desenvolver outras inteligências, não é verdade?

intelligence-md-duran-unsplash
Pela teoria, são vários tipos de inteligência: qual delas é a mais característica do seu signo? (MD Duran/Unsplash)

Áries: Inteligência Corporal-Cinestésica

Inteligência corporal cinestésica é a capacidade de manipular objetos e usar uma variedade de habilidades físicas. Esta inteligência também envolve senso de tempo e a perfeição das habilidades através da união mente-corpo. Atletas, dançarinos, cirurgiões e artesãos exibem inteligência cinestésica corporal bem desenvolvida.

 

Touro: Inteligência Naturalista

Designa a capacidade humana de discriminar os seres vivos (plantas, animais), bem como a sensibilidade a outras características do mundo natural (nuvens, configurações de rochas). Esta capacidade era claramente valiosa em nosso passado evolutivo como caçadores, coletores e fazendeiros; continua sendo central em papéis como botânico ou chef. Especula-se também que grande parte da nossa sociedade de consumo explore as inteligências naturalistas, que podem ser mobilizadas na discriminação entre carros, tênis, tipos de maquiagem e coisas do gênero.

 

Gêmeos: Inteligência Linguística

Inteligência linguística é a capacidade de pensar em palavras e usar a linguagem para expressar e apreciar significados complexos. A inteligência linguística nos permite entender a ordem e o significado das palavras e aplicar habilidades metalinguísticas para refletir sobre o uso da linguagem. A inteligência linguística é a competência humana mais amplamente compartilhada e é evidente em poetas, romancistas, jornalistas e oradores públicos eficazes. Pessoas com esse tipo de inteligência gostam de escrever, ler, contar histórias ou fazer palavras cruzadas.

 

Câncer: Inteligência Interpessoal

Inteligência interpessoal é a capacidade de entender e interagir efetivamente com os outros. Envolve uma comunicação verbal e não verbal eficaz, a capacidade de notar distinções entre outros, a sensibilidade ao humor e ao temperamento dos outros e a capacidade de ter múltiplas perspectivas. Professores, assistentes sociais, atores e políticos exibem inteligência interpessoal. Pessoas com esse tipo de inteligência são líderes entre seus pares, são boas em se comunicar e parecem entender os sentimentos e motivos dos outros.

 

Leão: Inteligência Intrapessoal

A inteligência intrapessoal é a capacidade de entender a si mesmo e seus pensamentos e sentimentos, e usar esse conhecimento no planejamento e na direção da vida de alguém. A inteligência intrapessoal envolve não apenas uma apreciação do eu, mas também da condição humana. É evidente em psicólogos, líderes espirituais e filósofos. Nem sempre pessoas extrovertidas, elas estão muito conscientes de seus próprios sentimentos e sabem como se motivar.

 

Virgem: Inteligência Lógico-Matemática

A inteligência lógico-matemática é a capacidade de calcular, quantificar, considerar proposições e hipóteses e realizar operações matemáticas completas. Permite-nos perceber relações e conexões e usar o pensamento simbólico abstrato; habilidades de raciocínio sequencial; e padrões de pensamento indutivo e dedutivo. A inteligência lógica é geralmente bem desenvolvida em matemáticos, cientistas e detetives. Pessoas com muita inteligência lógica estão interessadas em padrões, categorias e relacionamentos. São atraídas por problemas aritméticos, jogos de estratégia e experimentos.

 

Libra: Inteligência Interpessoal

Inteligência interpessoal é a capacidade de entender e interagir efetivamente com os outros. Envolve uma comunicação verbal e não verbal eficaz, a capacidade de notar distinções entre outros, a sensibilidade ao humor e ao temperamento dos outros e a capacidade de ter múltiplas perspectivas. Professores, assistentes sociais, atores e políticos exibem inteligência interpessoal. Pessoas com este tipo de inteligência são líderes entre seus pares, sabem se comunicar e parecem entender os sentimentos e motivos dos outros.

 

Escorpião: Inteligência Espacial

Inteligência espacial é a capacidade de pensar em três dimensões. As principais capacidades incluem imagens mentais, raciocínio espacial, manipulação de imagens, habilidades gráficas e artísticas e uma imaginação ativa. Marinheiros, pilotos, escultores, pintores e arquitetos exibem inteligência espacial. Pessoas com esse tipo de inteligência podem ficar fascinadas com labirintos ou quebra-cabeças, ou passar tempo livre desenhando ou sonhando acordadas.

 

Sagitário: Inteligência Existencial

Criada mais tarde por Howard Gardner, esta inteligência é de profunda reflexão sobre a condição humana. Trata da sensibilidade e capacidade de abordar questões profundas sobre a existência humana, como o sentido da vida, por que morremos e como chegamos aqui. Curiosidade e mente aberta são características fundamentais das pessoas com esta inteligência.

 

Capricórnio: Inteligência Lógico-Matemática

A inteligência lógico-matemática é a capacidade de calcular, quantificar, considerar proposições e hipóteses e realizar operações matemáticas completas. Permite-nos perceber relações e conexões e usar o pensamento simbólico abstrato; habilidades de raciocínio sequencial; e padrões de pensamento indutivo e dedutivo.

 

Aquário: Inteligência Existencial

É a inteligência que se traz a sensibilidade e a capacidade de abordar questões profundas sobre a existência humana, como o sentido da vida, por que morremos e como chegamos aqui? Capacidade de engajamento a favor do grupo em detrimento do indivíduo também é característico desta inteligência.

 

Peixes: Inteligência Musical

Inteligência musical é a capacidade de discernir tom, ritmo, timbre e tom. Essa inteligência nos permite reconhecer, criar, reproduzir e refletir sobre a música, conforme demonstrado por compositores, maestros, músicos, vocalistas e ouvintes sensíveis. Curiosamente, há frequentemente uma conexão afetiva entre a música e as emoções; e as inteligências matemática e musical podem compartilhar processos de pensamento comuns. Pessoas com este tipo de inteligência costumam cantar ou tocar bateria para si mesmos. Eles geralmente estão cientes de certos sons que outras pessoas não conseguem perceber.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s