Marte começa a atacar – e de costas

A greve de caminhoneiros transformou-se numa grande manifestação política no Brasil, com efeitos ainda imprevisíveis. Neste blog, não pretendo fazer previsões nem análises a respeito desse evento, pois há colegas bem mais competentes do que eu nesse quesito. Neste momento, acho que meu papel como astróloga é dar um alerta para a ligação deste evento com o que ocorre no céu – e o que ainda vai ocorrer no nosso cotidiano. Mais especificamente, refiro-me ao período de Marte Rx (retrógrado). Vamos falar um pouco sobre isso para entrarmos de cabeça aberta nesse assunto.

marsattack-derek-thomson-unsplash
A energia vermelha de Marte pode se expressar em raiva (Derek Thomson/Unsplash)

Algumas pessoas têm me perguntado e eu tenho respondido que enxergo claramente, neste movimento caminhoneiro, a mão de Marte em Aquário em quadratura com Urano em Touro. O que isso quer dizer? Citei no Facebook que Marte em Aquário parece ser o guerreiro com motivação política, e ele está enfrentando Urano (revolução e rebeldia, convulsão social) em Touro (economia, produtos, agricultura, dinheiro, comida). Algumas coisas se reforçam, como a oposição de Saturno Rx (retrógrado) em Capricórnio (estruturas, paciência, política, instituições) a Vênus (valores, popularidade e prestígio) e também a guerra de informações, com fofocas e notícias desencontradas típicas de um Sol em Gêmeos quando desafiado.

O Marte guerreiro e energético parece se demorar nesta posição desafiadora por um motivo muito simples. Ele está desacelerando, sim. Marte entrou na fase de sombra pré-retrógrado no dia 12 de maio, três dias antes de Urano ingressar em Touro. O planeta vermelho começou a desacelerar e vai continuar assim até o dia 26 de junho, quando definitivamente vai andar para trás. Continua andando para trás até 27 de agosto (tanto que sai de Aquário e volta a Capricórnio), e ainda tem a fase de pós-sombra, quando ele permanece lento, tentando pegar o ritmo normal de movimento direto. Na real, gente, Marte só volta ao normal em outubro.

WHAT?! Seis meses desse inferno?! Não necessariamente. Obviamente sentirão mais esse período todos os que tenham posições pessoais de Marte em trânsito no mapa: ele pode atingir algum posicionamento no mapa natal da pessoa. De uma maneira geral, Marte retrógrado (ao contrário de Mercúrio Rx) nem sempre atinge os indivíduos, embora sempre seja bom cuidarmos de nossa saúde, porque neste período nossa vitalidade estará mais baixa. Também é bom cuidarmos com compras e manuseios de qualquer coisa mecânica ou com motores.

De uma maneira mais ampla, Marte tem duas áreas mais amplas de regência: energia vital e sexo. Quando anda para trás, Marte nos dá a impressão de que temos muita energia vital ou sexual estocada, mas essas energias não encontram forças adequadas de manifestação. É aí que precisamos ter cuidado e nos prepararmos. Porque temos mais ou menos uns cinco meses de zona vermelha. Impulsivo, Marte vai querer jogar essa energia para fora e as nossas chances de fazermos besteiras serão muito grandes.

Dá para planejar um impulso?

Portanto, podemos nos preparar agora para esse período com reflexão e planejamento. Planejar um impulso? Não, planejar nossas ações para não cairmos nas armadilhas marcianas. Com Marte em Aquário, nosso impulso será fazermos coisas divertidas, inusitadas e inovadoras. A ousadia pode nos levar a emboscadas, portanto a dica é planejar. Será preciso tomar cuidado principalmente com a energia sexual, que pode ser incontrolável e nos levar a encrencas sem solução por duas encarnações.

A face mais visível de Marte Rx é a irritação, a falta de paciência e as discussões. Vai ser muito fácil brigar com o vizinho, com um motorista qualquer no trânsito, com o par, com filhos. A impaciência marciana é tão famosa que as brigas normalmente se dão de maneira besta e até sem sentido, como aquelas agressões na fila do drive-thru. E o pior é que sempre sai sangue. Marte Rx tem energia querendo sair de qualquer jeito.

Isso será mais comum em quem tem Áries, Escorpião ou Marte proeminente no mapa astral. Mas tem também quem perceba estar menos agressivos e menos impacientes, mais inclinados a ficar de fora e ver como as situações se desenrolam. Mas em geral, as pessoas se sentem mais impacientes para forçar as coisas a uma conclusão, para dar início a um projeto ou tomar uma ação imediata.

Quem não quer apertar uns pescocinhos ou terminar numa DP da vida para fazer BO, tem caminhos. Uma boa maneira de ligar com Marte Rx é voltarmos a situações (na realidade ou na mente), fazendo coisas repetidas vezes e ir corrigindo a maneira como lidamos com os eventos. Enquanto Marte é retrógrado, é bom rever a forma como lidamos com a raiva, autodefesa e relações sexuais. Conflitos podem ficar ainda pior do que o normal. Podemos nos entregar a técnicas passivo-agressivas ou manipulação. A verdade é que, quem não é normalmente muito agressivo, pode ser forçado a se defender, mas será necessário medir nossas ações. Porque com Marte Rx, a raiva continua aumentando. E como ela é meio imprevisível, não dá para esperar até Marte ficar direto para exprimi-la.

Ainda acho que o jeito mais maravilhoso de lidar com esse período é investir no autoconhecimento. Controlar a raiva e a frustração pode ser questão de exercitar onde colocar sua atenção. A energia pode ser canalizada para conhecer a si mesmo. Temos caminhos como numerologia, astrologia, leitura de chakras, eneagramas, testes psicológicos, terapias alternativas ou convencionais. Direcionar a energia para dentro de nós mesmos e descobrir nossas forças e fraquezas é uma grande maneira de honrar a energia guerreira e iniciadora de Marte.

Temos muito chão pela frente e muita energia para gastar. Falarei mais sobre isso adiante, claro. Mas até lá, tentemos usar essa energia represada de maneira sábia e prudente.

Anúncios

2 thoughts on “Marte começa a atacar – e de costas

  1. Tire-me uma dúvida: essa energia sexual acumulada de Marte Rx seria ruim por quê? Seriam casos de consequências indesejadas (gravidez ou DSTs) ou o caso de não termos relações saudáveis com outras pessoas? Digo isso pois acho que estou sendo bem afetado por Marte nesse caso, tendo em vista que tenho sido bem impulsivo nesse quesito ultimamente.
    Obrigado mais uma vez pelo excelente texto! Acompanho sempre seu blog apesar de não comentar muito.

    Gostar

    1. Obrigada pelo comentário! Deixe-me esclarecer. A energia sexual não é ruim, não mesmo. É energia de vida, é o impulso da reprodução, da nossa continuidade. O problema é que, com Marte retrógrado, essa energia tende a se interiorizar e/ou a sair para fora de uma maneira errada. Ela quer se manifestar, e nem sempre se expressa da maneira mais adequada. Lembre-se de que é uma energia muito crua, sem refinamento, e se não tiver controle, pode ferir sensibilidades. Então eu aposto mais no que você disse sobre relações saudáveis. Pode haver desrespeito ao parceiro, egoísmo na relação, foco apenas no sexo sem sentimento, para a pura autogratificação. Mas se você consegue olhar o parceiro e deixar seu Marte se expressar de maneira saudável, não tem problema. Aliás, tem que gastar essa energia, sim: reprimir não é a melhor solução, e sim trabalhar esses conteúdos. Retrógrados nos pedem sempre reflexão e análise.
      De novo, obrigada pelo comentário e também pela leitura! Abração!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s