A temática leonina nas telas

Para falar sobre essa gente bonita de Leão, resolvi tentar algo diferente. Vou abordar filmes e séries populares que trazem temáticas leoninas. Obviamente existem outros filmes e séries com esse tema, mas acredito que esses quatro englobam as temáticas mais estruturais de Leão.

leaotemática
Homem de Ferro, Game of Thrones, O diabo veste Prada e Bonequinha de Luxo trazem diferentes aspectos do signo de Leão (Fotos Marvel/HBO/Fox/Paramount)

Em “Homem de Ferro”, a temática leonina começa com seu protagonista. Tony Stark é um leonino típico, com seus carros caros, mulheres bonitas e totalmente dedicado a seu próprio umbigo. É orgulhoso, admirado, prepotente e carismático, do alto de seus bilhões ganhos com a indústria de armas. É uma diva e adora ser reconhecido. Ele passa por uma experiência transformadora e percebe o mal que suas armas causam em pessoas inocentes e desprotegidas. Essa consciência o faz tirar a cabeça de seu próprio umbigo e ele ganha uma abordagem mais altruísta e mais próxima de seu complemento, que é Aquário. Então vira um herói, um protetor.

Dois detalhes são explicitamente leoninos. O primeiro deles é sobre o coração. O reator que energiza sua armadura está ligado ao coração. Leão rege o coração, o músculo cardíaco, e também as costas. O leonino que não age de acordo com seu coração também fica doente. Por isso Tony Stark redireciona o funcionamento de suas indústrias bélicas e deixa de fabricar armas. Eventualmente, ele tenta obter paz para toda a humanidade. Muito aquariano. O segundo detalhe é a aparência da armadura em si. Com variações, as cores predominantes são o vermelho e o amarelo (ou dourado), as cores associadas a Leão. Em um dos filmes do personagem, ele diz textualmente: “Eu sou o Homem de Ferro: a armadura e eu somos um”.

O segundo tema está em “Game of Thrones”, traduzido como Guerra dos Tronos. Não é uma série que acompanho, então farei comentários genéricos. Mas nem precisa ser fã para reconhecer a temática leonina explícita. Trata-se de uma série sobre reinos, reinados, herdeiros. Leão sempre estará intimamente ligado à realeza, ao poder máximo reconhecido. Detalhe: poder e política também são temas de outros signos, como Capricórnio e Escorpião, mas com abordagens distintas. Em Leão, o poder é tratado de maneira aberta e centrado num líder (rei), não nos bastidores como em Capricórnio ou no seriado “House of Cards”.

No fundo, Game of Thrones retrata uma briga encarniçada e sangrenta por poder. A tradução da palavra “game” (jogo) para “guerra” foi muito fortuita. Porque, embora o signo de Leão esteja ligado a esportes e jogos, Leão também sempre teve o tema da força e da coroa, e não é à toa que um dos reis mais míticos seja conhecido como Ricardo Coração de Leão. O símbolo do leão também é muito presente em heráldica. O imaginário coletivo nos remete a trono, ao uso do ouro para simbolizar o rei. O animal leão, que também tem seu pelo dourado, é o rei da floresta, governando sobre todos os outros animais.

O tema leonino em “O diabo veste Prada” é muito mais sutil. Leão gosta de ter uma aparência impecável, por isso o tema é alta costura. Reparem: não é apenas moda, é moda no mais alto grau. Fama também é importante, e nada melhor do que uma revista para se manter sempre em evidência. Como chefe, está Miranda Priestly, uma mulher exigente e poderosa, capaz de criar e destruir carreiras. Cruel, ela inferniza as assistentes e facilmente provoca pânico na editora.

Como todo Leão, Miranda tem um cabelo (uma juba) impecável. Aliás, há 10 anos, quando o filme foi lançado, o corte de cabelo da personagem virou moda entre os cabeleireiros mais requintados. Tem tudo a ver com estilo e glamour.

Mas o segredo leonino revelado no filme é a insegurança e fragilidade profunda que as pessoas de Leão podem sofrer. Todo esse exibicionismo tem um único objetivo: ser aceito pelos outros. Ele tem tanta consciência de si que pode se tornar inseguro, então precisa de holofotes para inundar de luz os cantos obscuros de sua própria alma. Ah, leãozinho…

Não é muito diferente (em termos) do filme “Bonequinha de Luxo”. A princípio, os temas da meretriz solitária que toma café na frente da vitrina da joalheria parecem ser sonhos inatingíveis e escapismo. A prostituta Holly deseja se casar com um ricaço, um homem capaz de levá-la para dentro da Tiffany’s e de fazê-la usar um vestido Givenchy todas as horas do dia. É o desejo de um leonino: ser rico e admirado, capaz de bancar suas extravagâncias e suntuosidades. Na primeira sequência do filme, justamente a do café da manhã, mais uma vez o cabelo (juba) está impecável num elegante coque, o vestido é perfeito. É uma moça capaz de arrebatar olhares por onde passa.

Outro tema de Leão está na força do personagem em lutar por seus objetivos, o que impressiona o aspirante a escritor vivido por George Peppard. Leão adora ter uma entourage de admiradores, mesmo que não necessariamente românticos. Audrey Hepburn também tem um semblante ingênuo, outra característica dos signos de fogo. Normalmente eles não veem maldade, malícia ou segundas intenções nas pessoas.

Holly se fascina todos os dias com o brilho das joias da Tiffany’s, onde vai tomar café com a esperança de um dia ter essas luzes brilhando em si mesma e escondendo as coisas feias de sua vida, como a prostituição e a pobreza. E o maxicolar de pérolas garante a sofisticação que todo leonino busca em sua vida.

Embora Leão ainda esteja na faixa de signos considerados pessoais, não é um signo raso; tem suas complexidades e particularidades. Todos temos uma sombra e os signos também têm a sua. A sombra do leonino vai do orgulhoso e vaidoso ao déspota e autoritário. Mas seu forte está justamente na sua luz: na generosidade, na criatividade, na liderança, honestidade e integridade.

São felinos fascinantes. Vamos falar mais sobre eles.

Anúncios

4 thoughts on “A temática leonina nas telas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s