A conjunção que não é mostra ilusões

Mencionei na Lua Cheia de Capricórnio muitos spoilers para esta semana. Começa a semana com mais deles – e com muita antecedência. É Saturno, que está quase parando antes de ficar retrógrado em Peixes, no sábado. Também em Peixes, Netuno é outro que estará parando para ficar retrógrado no comecinho de julho. E é aí que podemos nos ver em apuros. O motivo? Vamos entender direito isso.

A pessoa acima não existe: ela é uma imagem gerada por AI (Absolut/Unsplash)

Esse é spoiler do tamanho de um bonde, diria minha avó. Saturno estará parado sábado, e Netuno só vai parar totalmente poucos dias depois, em 2 de julho. Este é o ponto em que esta conjunção ficará mais próxima em 2024 – ela só ficará exata em 2026. Com estas energias atuando desde o início de junho, podemos sentir parte da confusão entre o que é real e o que não é, entre a realidade e a ilusão, entre o que é verdadeiro e o que é falso – isso realmente se intensifica exatamente agora, no final de junho e início de julho.

Essa quase conjunção pode nos desorientar muito, pois Saturno representa a realidade e o concreto, enquanto Netuno representa fantasia e ilusão. Numa influência entre duas energias tão distintas, cada vez mais temos dificuldade de entender o que é real e o que é fantasia, ou o que é verdadeiro e o que é falso – ou fake, para usar outra palavra. E, na verdade, isso vale uma história.

A última vez que Saturno e Netuno entraram num ângulo tenso foi em 2016, precisamente o ano em que se popularizou a expressão “fake news”. Inicialmente, desenvolveu-se no contexto das mídias sociais e internet, em que diferentes plataformas e websites estavam sendo usadas para disseminar propaganda política. A prática era nova e desconhecida, então foi facilmente usada como arma para que as pessoas não distinguissem a verdade da mentira. A distorção, outra característica de Netuno, era tamanha que o quadro se inverteu: os acusados de propagar fake news e fantasias viraram o jogo e passaram a acusar os tradicionais meios de comunicação de divulgarem notícias falsas para “encobrir” uma grande teia de “conspiração” do sistema.

Independentemente do contexto, isso nos dá uma ideia de como essa conjunção pode atuar em 2024-2025, ainda mais com o novo elemento que é Plutão em Aquário. Serão grandes desafios, porque as pessoas certamente vão lutar para distinguir o verdadeiro e o falso, com esse alinhamento cada vez mais próximo entre Saturno e Netuno. As novas ferramentas fazem as pessoas confiar cada vez menos em imagens e vídeos. A Inteligência Artificial melhora a cada diz na manipulação de vozes e imagens, e agora está avançando a passos largos com vídeos.

Sofrimento coletivo, mas também solidariedade coletiva

A campanha política é a primeira coisa que se pensa, porque ela é um tipo de propaganda cada vez mais afinada. Agora, porém, com a liberação total de ferramentas sofisticadas e poderosas de manipulação, distorção e influência, creio que o ano de 2024 será marcante para esse front. Penso especialmente na campanha presidencial americana, em que a extrema-direita organizada se especializou em armas de manipulação em massa desde 2016.

Ao mesmo tempo, há estudos que mostram o ceticismo das pessoas rapidamente menosprezando imagens manipuladas – ou não. Será interessante acompanharmos com atenção. As pessoas já não acreditam mais sequer naquilo que veem e ouvem, e isso deverá se acentuar, com tudo que isso tem de bom e ruim.

Outro lado de interações Saturno-Netuno pode ser a falta de fé, depressão, desespero e tristeza, seja por eventos trágicos seja por grandes mudanças que trazem a muitas pessoas descontentamento ou tristeza, talvez por sentir desilusão, pois o resultado não foi o que esperavam. Uma dessas mudanças que podem trazer descontentamento, inclusive, é justamente o processo político.

Tradicionalmente, podemos ver sofrimento coletivo trazido por desastres relacionados a água, doenças e mortes. Por exemplo, em meados dos anos 2000, tivemos um imenso tsunami na Indonésia, durante uma oposição entre Saturno e Netuno, e alguns anos mais tarde, o furacão Katrina, em Nova Orleans, também se deu durante esta oposição. Assim que Saturno entrou em Peixes, em 2023, tivemos grandes enchentes na Austrália, na Bolívia, no Uruguai, Afeganistão, Indonésia, Reino Unido, Alemanha… E nem preciso mencionar as cheias do fenômeno El Niño, fenômenos esse que arrasou o Brasil de outubro a novembro, e também em janeiro e fevereiro de 2024 – voltando com tudo na conjunção Júpiter-Urano em maio.

O lado positivo é que, como diz o clichê, toda tragédia coletiva ativa nossos vírus da compaixão e empatia. Existe um desejo de construir um mundo melhor, apesar de toda tristeza e sofrimento. Isso é facilmente observado na geração do final dos anos 1980, que nasceu durante a conjunção Saturno-Netuno em Capricórnio e teve há pouco tempo seu primeiro retorno de Saturno. E em grandes tragédias, podemos ver a compaixão coletiva atuando.

Não é o fim do mundo, mas…

Já mencionei na Lua Cheia de Capricórnio e volto a falar. Netuno está no grau 29 de Peixes, o último grau do Zodíaco, do signo do qual é rege, durante todo este mês e até o início de setembro, voltando mais um grau devido ao seu período retrógrado. Depois Netuno retoma seu curso direto em dezembro e em março de 2025 faz sua primeira incursão em Áries. Aí estará no primeiro grau do Zodíaco: 0º de Áries. Mas até lá, o Senhor da Imaginação passa muito tempo no grau 29 de Peixes.

Será difícil negar que ultrapassar o último grau do Zodíaco não se constitui num fim. Embora dificilmente seja o fim do mundo, certamente é o fim de um mundo. Que mundo poderá estar acabando? Netuno, especialmente em Peixes, tem como temas fraude, engano, ilusão, e também a mídia, imagens, drogas farmacêuticas, venenos, toxicidade, água, poluição na água, sangue e doenças sanguíneas e infecciosas, bem como o sistema imunológico. Mas também é positivamente relacionado a estética, arte, criatividade, espiritualidade, curas, sentido de Unidade com o Todo Universal, comunhão com o Altíssimo, religião, e muito particularmente com a cristandade, com o símbolo dos peixes. Também é relacionado, como disse, com falta de claridade – e o uso de Inteligência Artificial só aumentam as chances de ilusão, manipulação e propaganda.

Como Netuno está no grau 29 de Peixes, o grau anarético, considera-se que esteja no Eixo do Mundo. Vale a pena lembrarmos algumas coisas: o chamado Eixo do Mundo se localiza entre os graus 28 e 29 dos signos mutáveis (Gêmeos, Sagitário, Virgem e Peixes) e os graus 0 a 2 dos signos cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio). Qualquer posicionamento entre esses graus tende a ir para o palco do mundo. Então, é possível que todos os assuntos que mencionei acima possam ir para as manchetes de jornal neste ano e também o próximo.

Contudo, apesar do nevoeiro marítimo de Netuno em Peixes, temos outros posicionamentos astrológicos que podem nos ajudar a obter maior claridade. Um deles é o Nodo Norte em Áries, que representa nosso senso coletivo de claridade e autonomia. Além disso, Urano ainda em Touro está bem ativo no segundo semestre de 2024, e isso é um reforço e tanto para a verdade, a igualdade e a veracidade.

Mas seja lá o que puder nos ajudar, a Astrologia há tempos vem dando sugestões claras que cabe a cada um de nós usar discernimento e bom senso para distinguir o que é real. Cada vez mais, coisas que não existem parecem muito verdadeiras.

Este post está ficando muito longo e ainda há coisinhas que gostaria de mencionar sobre a história da (não) conjunção Saturno-Netuno. Mas vou deixar para um post (possivelmente) mais curtinho.

Até lá!

Deixe um comentário